Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 10/11/2016 11:26

Especialista dá dicas de consumo consciente para não entrar em dívidas em 2017

Natal e Ano Novo sugerem gastos. O especialista em Educação Financeira, Uesley Lima, dá dicas de economia para as festividades dessa época.

Este ano foi marcado por uma forte movimentação política e econômica. Os brasileiros ainda esperam encerrar 2016 com esperança renovada, olhos no futuro e expectativa na volta do crescimento do Brasil. Apesar dessa esperança, é importante levar em consideração que ainda vivemos em um país com alto índice de desemprego, fazendo com que, a cada dia, as famílias fiquem mais endividas. 

Nessa época de consumismo acelerado, as pessoas são movidas pelo espírito de mais um ano que se passa. Portanto, cada um, dentro da sua realidade, precisa ficar atento aos gastos. O especialista em Educação Financeira, Uesley Lima, dá algumas dicas importantes para terminar 2016 sem contrair dívidas para 2017. Confira:

1. O melhor presente é estar com pessoas que amamos, então foque em lembranças, e não compre coisas caras;

2. Para os benefícios do final de ano, como o 13° salário, o melhor é guardar para conseguir quitar as principais dívidas no ano novo, como o IPVA e as despesas escolares;

3. Compre à vista, negocie os preços;

4. Evite compras parceladas, como citado. Compre presentes que caibam no seu orçamento;

5. Não leve crianças para fazerem as compras, aliás, que pai ou mão consegue resistir àquelas carinhas?

6. Antes de sair de casa, tenha uma lista das compras a serem feitas para evitar gastos impulsivos;

7. Pesquise e compare os preços. Após o Natal, os valores tendem a cair, oportunidade boa para comprar aquilo que não é essencial para as festividades natalinas e de virada de ano; 

8. Aproveite para rever o orçamento e analisar formas de ter mais dinheiro em 2017;

9. Reúna a família e comemore sem grandes gastos;

10. Após as dicas anteriores, tenha um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Para acompanhar mais informações sobre economia com o especialista Uesley Lima, basta segui-lo em suas redes sociais! Periscope: Uesley Carvalho Lima; Instagram: @uesleylima; Facebook e YouTube: Grupo The One .

 

 

Fonte: Segs/ ASERC