Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 20/11/2017 11:31

Consórcio continua crescendo e batendo recordes no Brasil

O mercado nacional especializado em consórcios está em pleno crescimento. De acordo com os dados divulgados pela ABAC

O mercado nacional especializado em consórcios está em pleno crescimento. De acordo com os dados divulgados pela ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, nos primeiros seis meses deste ano, mais de 1 milhão de novas cotas foram vendidas.

Esse valor é tão elevado que surpreendeu até os profissionais do ramo, que esperavam um aumento menos considerável. Quanto aos segmentos, o que mais vendeu foi o de consórcio de serviços. E em segundo lugar vem o de eletrodomésticos. As cotas para veículos leves e imóveis também registraram um aumento nas vendas, sendo de 20,68% e 17,19%, respectivamente. Entre os segmentos, apenas um sofreu queda, o de motocicletas.

Expectativas e Tendências desse mercado

É interessante que o consumidor saiba que os números do setor apontam para um fechamento de ano muito positivo para esse mercado. Especialistas do ramo alertam que esse segmento tende a concluir 2017 com valores elevados.

Por que tantas pessoas procuram o consórcio?

Uma das principais razões desse aumento na procura é, sem dúvidas, a grande variedade de vantagens que esse serviço oferece aos consumidores dos mais variados perfis. Um desses benefícios é a compra a longo prazo. O consórcio é uma compra planejada, ou seja, o cliente está adquirindo algo futuro e esse aspecto é muito vantajoso para o consumidor.

Além disso, muitas pessoas utilizam o consórcio como uma forma de investimento muito prática. Basta que o consumidor pague as parcelas ao longo dos meses e, no final, ele terá guardado um grande montante.

Por último, é importante destacar a ampla variedade de opções no momento de contratar o consórcio. É possível escolher o segmento de interesse, um valor médio para as parcelas e até a duração do plano. Ressaltando que, além desses três benefícios, o consórcio ainda conta com outras vantagens exclusivas para os clientes.

Dúvida Frequente: qual a diferença entre consórcio e financiamento?

Uma dúvida frequente quando se trata de consórcio é a diferença desse serviço em relação ao financiamento. Muitas pessoas acreditam que ambos são iguais, mas existe uma grande diferença.

A principal distinção entre eles é quando você recebe o bem. No consórcio, você paga e espera ser sorteado para adquirir o veículo, imóvel ou outro bem. Já no financiamento, isso acontece logo no começo.

Outra diferença é a taxa de juros. O consórcio não tem juros e cobra apenas a taxa de administração. Também é relevante ressaltar que esse serviço é muito menos burocrático. Seu processo de contratação é simples e prático.

Como contratar um consórcio?

Para contratar esse serviço é importante atentar-se a um critério em especial: a administradora de consórcio. É fundamental que essa empresa seja tradicional e já tenha um nome conhecido e renomado no segmento. Assim, o cliente terá mais certeza de estar contratando um serviço de qualidade, eficiente e seguro, critérios essenciais para qualquer consumidor.

Fonte: http://abac.org.br/sistema/noticiasTextuais/1_(201711161819)porto_vale_site.pdf