Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 11/12/2017 09:35

Levantamentos mostram que economia deve continuar crescendo, ainda que devagar

O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil, estudo que mede o comportamento dos principais movimentos econômicos, subiu 0,6%, em outubro sobre setembro

O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil, estudo que mede o comportamento dos principais movimentos econômicos, subiu 0,6%, em outubro sobre setembro, chegando aos 110,9 pontos. A maior participação partiu do Índice de Expectativas do Setor de Serviços, que teve alta de 2,3%.

Já em relação ao Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) do Brasil, que analisa o momento atual da economia, houve pequena queda de 0,1%, ficando em 99,5 pontos.

Confiança do consumidor

A pesquisa feita pelo erviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que os brasileiros estão masi confiantes na economia do país. O índice de confiança do consumidor brasileiro aumentou 2,4% entre setembro e outubro, elevando a medição de 41,3 pontos para 42,1 pontos.

Pela metodologia, em uma escala de 0 a 100 pontos, quanto mais próximo da pontuação máxima, maior é a percepção de otimismo. O Indicador de Confiança é composto pelo Subindicador de Expectativas, que subiu de 52,7 para 54 pontos, e pelo Subindicador de Condições Atuais (de 29,8 pontos para 30,3 pontos).

Consórcio

Já a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) divulgou o balanço referente às vendas de bens e serviços por meio de consórcio. Houve recorde de escoamento de 230 mil cotas em setembro, o que significa R$ 73,57 bilhões de crédito comercializado.

Se comparado com setembro de 2016, o soldo é 9% superior, além de ser bem acima da média mensal deste ano, que é de 194,4 mil. Já em relação ao acumulado entre os meses de janeiro e setembro, 1,75 milhão de unidades foram negociadas via consórcio, o que é 9,4% do que o mesmo período do ano passado.

Fonte: http://abac.org.br/sistema/noticiasTextuais/1_(201712064855)click_guarulhos.pdf