Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 21/12/2017 08:34

Consórcio: 75% dos contemplados retiram usados

Abac revela mudança de comportamento de usuários da modalidade

Um novo estudo divulgado pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio(Abac) a partir de informações da B3 revela que 75,4% das cartas de crédito emitidas são utilizadas para a compra de automóveis usados. Seis anos atrás essa utilização se dividia meio a meio entre a escolha de um seminovo ou zero-quilômetro.

De acordo com a Abac, o comportamento do consorciado se modificou e sua preferência pelo carro de segunda mão ganhou espaço. Essa tendência reflete o que ocorreu no mercado como um todo. Em 2016, enquanto o emplacamento de automóveis zero-quilômetro registrou 1,69 milhão de unidades e caiu 20,5% em relação a 2015, a venda de usados alcançou 8,64 milhões de unidades, repetindo o bom desempenho do ano anterior.

Assim, no ano passado foram vendidos cinco carros usados para cada novo. No acumulado até novembro deste ano essa proporção baixou, mas continua elevada, 4,4 usados para cada novo.

O presidente a Abac, Paulo Roberto Rossi, recorda que a liberdade que o consorciado tem de usar sua carta o leva a mudar de marca, de modelo e também pela preferência a um seminovo mais equipado do que um zero-quilômetro com menos itens.

No mercado de motos também cresceu a utilização da carta para a retirada de usadas, mas em proporção menor. Nos anos mais recentes, passou de cerca de 5% para mais de 10% a aquisição de motos de segunda mão utilizando a carta de crédito do consórcio.

Fonte: http://abac.org.br/sistema/noticiasTextuais/1_(201712144406)automotive.pdf