Se você está buscando uma forma segura e econômica para investir na compra de um carro novo ou seminovo, você precisa conhecer estes fatos sobre o consórcio de carros.
5 fatos sobre o consórcio de carros
Saiba o por que mais de 6 milhões de pessoas escolheram o consórcio como solução financeira, acompanhe a lista de fatos sobre o consórcio de carros, desconhecidos pela maioria.
1. Poder de um comprador à vista
Após o consorciado ter a contemplação confirmada pela administradora e escolhido o local para retirar o seu carro, o valor integral da carta de crédito é pago diretamente a concessionária escolhida. Desta forma, o consorciado é igualmente um comprador à vista e pode negociar descontos ou utilizar até 10% do valor da carta de crédito para acessórios e documentação.
2. Economia média de até 70%
Um dos principais benefícios do consórcio de carros é a economia. Todos os planos são isentos de juros e taxa de adesão, só isso já lhe garante poupar até 70% mais do que outras formas de compra parcelada.
3. O momento da retirada depende do consorciado
O momento da retirada do seu carro não depende essencialmente de sorte, a disciplina e planejamento financeiro podem agilizar a sua retirada.
Apenas com o pagamento das parcelas em dia você concorre aos sorteios mensais com cada vez menos pessoas. Os participantes que já receberam os seus carros, excluídos e os inadimplentes, não participam do sorteio.
Além disso, você pode ofertar um valor de lance e assim participar da retirada de duas formas.
4. Flexibilidade na escolha do carro
Se ao iniciar o plano você optou por escolher um modelo hatch de R$ 40.000 e depois quer um sedã do mesmo preço, por exemplo, o consórcio te dá possibilidade de troca. Isso ocorre pois não há restrição com os modelos e sim, com o valor da carta de crédito.
Mesmo com o carro em mãos você também pode trocar de modelo, o procedimento é chamado de substituição de garantia, que consiste em trocar o bem que está em seu plano por um novo de sua escolha, conforme regulamentação da administradora.
5. O consórcio também é uma forma de investimento
Se você não quiser adquirir o carro pode utilizar o consórcio como forma de poupança programada. Após a contemplação o valor da carta de crédito escolhida começa a sofrer rendimentos da taxa Selic, que é a taxa média de juros anual. Hoje a Selic tem um rendimento superior à mais tradicional forma de investimento do brasileiro: a poupança.
Fonte: http://www.jornaldoconsorcio.com.br/5-fatos-sobre-o-consorcio-de-carros