Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 19/02/2018 08:15

Fundo de reserva no consórcio, o que é?

O fundo de reserva no consórcio é algo que gera dúvidas em muitas pessoas, inclusive naquelas que já estão em um plano e não sabem muito bem para que ele serve

O fundo de reserva no consórcio é algo que gera dúvidas em muitas pessoas, inclusive naquelas que já estão em um plano e não sabem muito bem para que ele serve. Mas afinal, o que é esse fundo? Será que é realmente necessário? Vamos descobrir agora!

O que é consórcio?

Falando de uma forma resumida, é uma maneira de compra programada onde várias pessoas com o mesmo interesse de compra se reúnem para que possam adquirir seus bens. Os bens são entregues aos participantes de duas formas: através de sorteio ou lance.

O que é fundo de reserva no consórcio?

Primeiro vamos explicar o que é o tal fundo de reserva para que possamos entender sua necessidade. O fundo de reserva é uma porcentagem que entra na parcela do consórcio, variando entre 3% e 5% do total do plano, que serve para complementar a renda do grupo junto ao fundo comum (caixa), caso seja necessário.

Qual a sua necessidade?

Como toda reserva, serve como uma forma de precaução em caso de gastos eventuais que não estejam previstos durante a duração do plano, de uma forma que não afete o fundo comum.

Também auxilia na entrega de veículos, porque dessa forma consegue-se entregar mais veículos durante as reuniões caso os recursos em caixa sejam suficientes.

Por exemplo: Se durante a reunião da administradora forem entregues um carro por lance e outro por sorteio, caso o fundo comum complementado ao fundo de reserva seja suficiente para a compra de um novo carro, a administradora pode realizar um novo sorteio e entregar esse carro.

Lembrando que existem outras formas de consórcio que não a de veículos, como consórcio de imóveis, de serviços e outros.

Fonte: http://www.jornaldoconsorcio.com.br/fundo-de-reserva-no-consorcio