Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 06/03/2018 08:30

5 dicas essenciais para investir no Consórcio

Veja algumas práticas que farão você investir no Consórcio de maneira consciente e saudável para o seu orçamento

Quando você decide investir no Consórcio, já tem em mente que iniciará uma compra parcelada para adquirir bem através da forma mais econômica e inteligente do mercado.

Para que a sua experiência com o Consórcio seja a melhor possível no quesito financeiro, nós trazemos algumas dicas que vão lhe auxiliar a se planejar melhor. No fim desta matéria você perceberá que deveria ter começado o seu consórcio há muito tempo atrás!

5 dicas para investir no Consórcio de maneira consciente

1. O seu orçamento deve ser respeitado

É normal de vez em quando nós extrapolarmos em nossas compras do dia a dia, afinal quem não gosta de gastar, não é verdade? Mas para que você aproveite o consórcio de maneira saudável, a primeira regra é se reeducar financeiramente.

Sendo assim, coloque na ponta do lápis tudo que entra e sai do seu orçamento e veja se o consórcio cabe. Lembre-se que você participará do Consórcio por um período de tempo considerável, então faça uma projeção para o futuro também.

2. Saiba quem você está contratando

Existem consórcios informais e outros que prometem contemplações em prazo recorde. O risco de você acabar caindo em um golpe é enorme, então não confie neles.

Para ter certeza se o Consórcio é confiável, consulte o nome da Administradora no site do Banco Central do Brasil.

3. Considere os custos envolvidos após a contemplação

Quando você for contemplado, poderá enfim ter o seu bem. No caso de um consórcio de carros, você passará então a ter custos como gasolina e manutenção. Sendo assim, opte pelo carro que tenha gastos adicionais compatíveis com o que você pode arcar. 

4. Valor da parcela

Por último mas não menos importante, o valor da parcela não pode ultrapassar os famosos 30% do quanto você ganha (líquido). Se sua renda é de R$ 1.500,00, por exemplo, é ideal não ultrapassar de R$ 450,00.

Seguindo esse passo, você mais uma vez evita ficar inadimplente. A inadimplência faz com que você não seja contemplado, pois apenas quem paga as parcelas em dia pode participar dos sorteios do Consórcio.

5. Simule o seu plano

Agora que você já sabe como investir no consórcio de maneira consciente, simule o seu plano e encontre o que se encaixa melhor à sua situação.

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/dicas-para-investir-no-consorcio