Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 09/04/2018 08:48

O que é consórcio? Entenda como ele funciona

Entenda o que é o consórcio, como surgiu e como atua no mercado brasileiro

Uma das modalidades de compra parcelada mais notórias dos últimos anos. O consórcio vem crescendo ano a ano, e sempre bate recordes de venda em relação ao ano anterior. Mas afinal, o que é consórcio? O que ele oferece de tão bom para os seus clientes?

É evidente que se fosse algo que não trouxesse benefícios e vantagens, seria logo descartado pelos consumidores. Ainda mais no Brasil, onde o consumidor é muito exigente e sempre procura economizar em suas compras.

Entenda o fenômeno por trás do consórcio, saiba o que o torna tão procurado e o que faz com que continue crescendo mesmo em tempos de crise financeira.

O que é consórcio?

O consórcio surgiu da necessidade de ter crédito disponível para comprar carros. Um grupo de amigos funcionários do Banco do Brasil se uniu, onde cada um contribuiu com um valor de parcela referente ao carro. Ao serem somadas, era possível comprar o carro à vista.

Mas como decidir quem iria ter o carro? Eles realizaram um sorteio e assim o vencedor pôde utilizar o crédito para a aquisição do seu veículo. Nascia assim o consórcio, onde mantém o mesmo princípio de atuação até hoje, através de grupos e parcelas mensais.

Tipos de consórcio

A maioria das pessoas conhece apenas o consórcio de automóveis. Mas existem muitos outros, como o de imóveis, serviços, eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos e muitos outros.

Todos trabalham sobre o mesmo princípio e ajudam quem não tem condições de comprar o seu bem à vista.

Características adicionais

Ao participar de um consórcio, como dito acima, você não compra o seu bem em si, mas o crédito referente a ele. Algumas características podem lhe ajudar a entender o que é consórcio e porque ele é tão vantajoso:

  •  Ao pagar sua primeira parcela, você já participa dos sorteios mensais; 

  • Não possui juros, por ser financiado por um grupo de pessoas e não por um banco;

  • Não é necessário dar nenhum valor adicional de entrada além da sua parcela;

  • Não possui taxa de adesão;

  • Trabalha com uma variedade enorme de planos, dando um grande leque de opções na hora de planejar o valor de sua parcela;

  • Você pode antecipar a retirada do crédito para o seu bem, ofertando um lance.

Faça já seu consórcio!

Faça parte você também desse número de investidores que cresce a cada mês. Aproveite a oportunidade de comprar o seu carro, moto ou casa de forma prática e fácil.

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/o-que-e-consorcio