Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 19/04/2018 01:54

Entenda como funciona o fundo de reserva

Saiba como funciona e quando usar o fundo de reserva

Você sabe como funciona o fundo de reserva? Sabe em quais situações ele deve ser utilizado? Lembrando que fazer um plano de consórcio é a melhor forma de investimento para adquirir um bem a longo prazo, de forma prática e econômica. 

Entenda como funciona o fundo de reserva

O Fundo de Reserva é um percentual cobrado mensalmente sobre o valor do bem e serve para cobrir futuros imprevistos financeiros que possam ocorrer num determinado grupo de consórcio, funcionando como uma proteção para os consorciados. Segundo a ABAC, o cálculo da parcela do consorciado incluindo a contribuição mensal para o fundo de reserva, funciona da seguinte forma:

  • Valor da carta de crédito = R$ 50.000,00

  • Prazo do consórcio = 60 meses

  • Percentual do FR = 2%

Como o valor não é cobrado todo de uma vez, mas somado às parcelas, temos de encontrar o percentual mensal. Então, dividindo-se os 2% por 60 meses, chegaremos ao índice de 0,0333% a ser aplicado sobre o valor da carta de crédito de R$ 50.000,00.

Quando usar o fundo de reserva?

O fundo de reserva está previsto na Lei 11.795/08 (Lei dos Consórcios) e na circular 3432 do Banco Central, que diz que ele deve ser usado exclusivamente para as seguintes finalidades:

  1.  cobertura de eventual insuficiência de recursos do fundo comum;

  2. pagamento de prêmio de seguro para cobertura de inadimplência de prestações de consorciados contemplados;

  3. pagamento de despesas bancárias de responsabilidade exclusiva do grupo;

  4. pagamento de despesas e custos de adoção de medidas judiciais ou extrajudiciais com vistas ao recebimento de crédito do grupo;

  5. contemplação, por sorteio, desde que não comprometida a utilização do fundo de reserva para as finalidades previstas nos incisos I a IV.

Faça já o seu consórcio!

Depois de ficar por dentro de todas essas informações sobre o fundo de reserva, que tal fazer um consórcio? Lembrando que é totalmente sem juros e sem taxa de adesão.

 Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/entenda-como-funciona-o-fundo-de-reserva