Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 24/04/2018 02:15

Consórcio ou Financiamento: Qual a melhor opção?

Veja quais os benefícios de adquirir um consórcio!

Quem deseja adquirir um bem e não possui dinheiro suficiente para isso, pode optar por um Consórcio ou Financiamento. Para que essa escolha seja benéfica, é necessário que haja um planejamento prévio. É de extrema importância que a pessoa esteja ciente do quanto está disposta a gastar e o quanto pode esperar para adquirir o bem. 

Consórcio ou Financiamento: Qual a melhor opção?

Resumidamente, o Consórcio é uma modalidade de compra planejada. É uma forma de investimento para aquisição de bens através da união de um grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas com o mesmo objetivo final. Não há cobrança de taxas. O Consórcio é administrado por uma empresa certificada pelo Banco Central do Brasil.

Já o Financiamento, é uma forma de compra parcelada. O valor do bem é dividido dentro de um prazo pré-estabelecido por contrato. Nesse modelo de compra, há a presença de juros e taxas. Quem financia a compra é o banco, e a pessoa segue pagando mensalmente até quitar o valor total da dívida. 

Consórcio ou Financiamento: Diferenciais

Consórcio ou Financiamento: Principais Características

Através do Consórcio é possível adquirir um bem a médio prazo com parcelas menores e mais tempo para efetuar o pagamento. É totalmente isento de juros e taxas. A única taxa cobrada no consórcio, é a Taxa de Administração, que geralmente é menos de 1% ao mês. O Fundo Comum é o valor para formar um fundo destinado à aquisição do bem. O Fundo de Reserva é o valor destinado para a proteção do grupo. O Seguro é o valor para garantir o pagamento das parcelas em caso de morte ou desistência do segurado.

Pela contratação de um Financiamento, a aquisição do bem é imediata, porém o valor das parcelas é muito maior e o tempo para pagar é bem reduzido. Nessa modalidade de compra, existem dois tipos de taxa:

  • SAC: A amortização ocorre de maneira constante, reduzindo o valor que o banco emprestou. Assim, as prestações tendem a ser decrescentes;

  • Tabela Price: As prestações se mantêm constantes e são compostas por juros e uma cota de amortização que se alteram inversamente ao decorrer do financiamento.

Faça o seu Consórcio agora mesmo!

Diante de todos esses benefícios, é impossível não querer fazer um Plano de Consórcio e ficar mais perto do seu sonho! O que você deseja comprar? Um carro? Um imóvel? A partir de agora, isso é possível! 

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/consorcio-ou-financiamento-qual-a-melhor-opcao-2