Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 15/06/2018 08:33

Benefícios do fundo de reserva no consórcio

Saiba os principais benefícios do Fundo de Reserva

Você sabe os benefícios do fundo de reserva? Sabe em quais situações ele deve ser utilizado? Vale ressaltar que o consórcio é a melhor maneira de adquirir um bem de forma segura e econômica. 

Benefícios do fundo de reserva no consórcio

Cobertura de eventual insuficiência de recursos do fundo comum. Por exemplo, quando algum consorciado não está pagando as parcelas regularmente, o fundo de reserva cobre esse valor e não prejudica os outros participantes.

Quantidade de entregas garantida: As administradoras que utilizam o fundo de reserva dão ao consorciado segurança e garantia. Caso haja imprevistos financeiros, ele não será afetado e terá a regularidade na quantidade de entregas mensais mantida. Dessa forma a administradora gera maior confiança, e o consorciado sabe que irá retirar seu veículo de qualquer forma.

Entenda como funciona o fundo de reserva

O Fundo de Reserva é um percentual cobrado mensalmente sobre o valor do bem e serve para cobrir futuros imprevistos financeiros que possam ocorrer num determinado grupo de consórcio, funcionando como uma proteção para os consorciados. Segundo a ABAC, o cálculo da parcela do consorciado incluindo a contribuição mensal para o fundo de reserva, funciona da seguinte forma:

  • Valor da carta de crédito = R$ 50.000,00

  • Prazo do consórcio = 60 meses

  • Percentual do FR = 2%

Como o valor não é cobrado todo de uma vez, mas somado às parcelas, temos de encontrar o percentual mensal. Então, dividindo-se os 2% por 60 meses, chegaremos ao índice de 0,0333% a ser aplicado sobre o valor da carta de crédito de R$ 50.000,00.

Faça agora mesmo seu consórcio!

Depois de ficar por dentro de todas esses benefícios do fundo de reserva, que tal fazer um consórcio? Lembrando que é totalmente sem juros e sem taxa de adesão. 

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/beneficios-do-fundo-de-reserva