Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 21/06/2018 08:15

O que é grupo em andamento?

Veja como entrar em um grupo em andamento e faça seu consórcio agora mesmo!

Você sabe o que é um grupo em andamento? O Consórcio é uma modalidade de compra parcelada totalmente segura e isenta de juros. Um grupo em andamento é a melhor opção para quem tem pressa, pois dessa maneira é possível acelerar a contemplação.

O que é grupo em andamento?

Um grupo em andamento é aquele que já iniciou há algum tempo. Para ser considerado um grupo em andamento, é necessário que tenha reunido um número mínimo de pessoas para arrecadar o crédito de pelo menos um bem.

Quando você entra em um grupo em andamento, quer dizer que algumas reuniões já foram realizadas, assim, os prazos são menores e os lances mais altos já foram ofertados. Além disso, as ofertas de lance estarão mais acessíveis e a possibilidade de acelerar a retirada do bem ficará maior. As maneiras de entrar nesse tipo de grupo são: compra de cota vaga, de reposição ou compra de cota de desistentes. 

Quando as cotas não são preenchidas ou há algum tipo de desistência do consorciado, as administradoras oferecem as cotas vagas e de reposição. Ao comprar uma cota desse tipo, você deverá pagar tudo o que já foi pago até a data de sua entrada.

Vale salientar que há um prazo para entrar nesses grupos em andamento. O prazo máximo é baseado em quanto tempo falta para o grupo encerrar; as administradoras estipulam de 12 à 24 meses. Dentro desse período não é possível o ingresso de novos consorciados.

4 Dicas para ser contemplado mais rápido!

  1. Mantenha as parcelas em dia: Com o pagamento das suas parcelas em dia você aumenta a possibilidade de ser sorteado. Afim de facilitar ainda mais, você pode colocar em débito automático; pagar em diversos lugares, como lotéricas, bancos e até mesmo internet banking. No entanto, o atraso de parcelas impede que você seja contemplado. 

  2. Utilize seu FGTS (Imóveis): Você pode eventualmente utilizar o seu FGTS para dar lances, antecipar parcelas do seu plano, para liquidar saldo devedor do consórcio de imóveis e na contemplação da carta de crédito de consórcio para aquisição de um imóvel de maior valor.

  3. Oferte lances em datas comemorativas: Ofertar lances em datas comemorativas como natal, ano novo, compras escolares é uma ótima estratégia. Nessa época, as ofertas de lance diminuem, com isso, sua chance de retirar o bem mais rápido aumenta. 

  4. Planeje seus lances: Se você tem alguma quantia disponível guardada, você pode ofertar um lance e antecipar a contemplação; Caso não tenha nada guardado, é possível utilizar o lance embutido. Ele será descontado do valor do total da carta de crédito contratada. 

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/o-que-e-grupo-em-andamento