Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 25/06/2018 08:27

Glossário do Sistema de Consórcios (Parte 2)

O Sistema de Consórcios tem diversos termos e para te ajudar a entender esses e outros conceitos importantes, apresentamos o Glossário do Sistema de Consórcios

O Sistema de Consórcios tem diversos termos e para te ajudar a entender esses e outros conceitos importantes, apresentamos o Glossário do Sistema de Consórcios.

Glossário do Sistema de Consórcios (Parte 2)

Fundo comum (FC): Recursos destinados à atribuição de crédito aos consorciados contemplados para aquisição do bem e à restituição aos consorciados excluídos.

Fundo de reserva (FR): Recursos destinados à: cobertura de eventual insuficiência de recursos do fundo comum; pagamento de prêmio de seguro para cobertura de inadimplência de consorciados contemplados; pagamento de despesas bancárias de responsabilidade exclusivas do grupo, entre outros. O consorciado estará sujeito ao pagamento desse fundo apenas se previsto em contrato.

Grupo de consórcio: Reunião de consorciados, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados. Administrado por empresa de consórcio, com a finalidade de permitir a seus integrantes a aquisição de bens, por meio de autofinanciamento. 

Grupo em andamento: Grupo já formado. É possível entrar em um grupo em andamento por meio de cota vaga, cota de reposição ou transferência de contrato.

Grupo em formação: Grupo que ainda não realizou a primeira reunião. 

Lance: É uma das modalidades para concorrer à contemplação mediante o pagamento antecipado de parcelas.

Lance embutido: É o lance ofertado com parte do crédito do próprio consorciado ou com recursos do saldo da sua conta vinculada ao FGTS, em caso de consórcio de imóvel. Sendo assim, o consorciado receberá o crédito correspondente ao valor do bem previsto no contrato e vigente na data da assembleia de contemplação, descontado o valor do lance ofertado.

Sorteio: É uma das modalidades para concorrer à contemplação que traduz a essência do consórcio. Todo consorciado ativo em dia com o pagamento de suas contribuições e o consorciado excluído concorrem à contemplação.

Taxa de administração: É a remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação, na organização e na administração do grupo. Essa taxa deve constar no contrato.

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/glossario-do-sistema-de-consorcios-2