Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 03/07/2018 08:28

Saiba a hora certa de fazer um consórcio

Você sabe a hora certa de fazer um consórcio?

Você sabe a hora certa de fazer um consórcio? Comprar um carro, adquirir um imóvel, reformar ou construir. Seja qual for o seu objetivo, se você sabe onde quer chegar, já está pronto para dar o primeiro passo. E esse é o momento certo para fazer um consórcio.

Saiba a hora certa de fazer um consórcio

O consórcio é ideal para quem planeja o futuro. Nessa modalidade, pessoas com o mesmo objetivo se unem em grupos. Todos contribuem mensalmente para formar um fundo comum. Cada participante do grupo tem o direito de utilizar parte deste fundo para adquirir o bem. O consórcio é ideal para quem não tem pressa e pode aguardar a contemplação. Essa pode ocorrer do primeiro ao último mês do grupo.

Uma dica é definir o prazo máximo para a realização do objetivo, para que este seja o prazo do grupo do qual você irá aderir. Caso seja contemplado antes e ainda não queira utilizar o crédito, o valor ficará aplicado no mercado financeiro. Entretanto, a aplicação é feita conforme critérios estabelecidos pelo grupo em assembleia. Ou seja, quando você achar que é o momento ideal para utilizar o crédito, terá disponível o valor vigente na data da contemplação acrescidos dos rendimentos financeiros até a data de utilização.

Preciso ter sorte para ser contemplado?

Você não precisa depender apenas da sorte. Você pode aumentar as chances de ser contemplado se programando para ofertar lances, antecipando as prestações. Você pode fazer uma reserva todo mês e ir aumentando a oferta com o passar do tempo. Além disso, você pode ainda utilizar algum dinheiro extra que entrar, como décimo terceiro. No caso do consórcio de imóveis, pode ainda ofertar lances com o FGTS.

Por fim, caso não precise mais de todo o valor do crédito, pode ainda utilizar essa parte que irá sobrar e ofertar um lance embutido, que é quando você utiliza parte do crédito como oferta, valor que é descontado do total do crédito. 

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/saiba-a-hora-certa-de-fazer-um-consorcio