Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 11/07/2018 08:29

Como escolher o parcelamento ideal para o consórcio

Quando se toma a decisão de fazer um consórcio, é preciso planejar

Quando se toma a decisão de fazer um consórcio, é preciso planejar. Primeiramente, é necessário definir o bem, o valor da carta de crédito e administradora responsável. Essas escolhas são determinantes para o dimensionamento das prestações. Em geral, é comum que os grupos apresentem 50, 60 ou 80 meses como as opções disponíveis. Saiba como escolher o parcelamento ideal para o consórcio!

Como escolher o parcelamento ideal para o consórcio

  • Defina o bem a ser adquirido. Em primeiro lugar é interessante pensar em qual vai ser a aquisição, um carro, um imóvel, um terreno. Num consórcio imobiliário ou de veículos, o preço ajuda a determinar qual é a melhor oportunidade. É algo importante porque cada contato serve para atender a uma necessidade e as características específicas devem ser levadas em consideração.

  • Avalie quanto tempo você pode esperar. Quanto maior é o tempo de parcelamento, maior poderá ser o prazo de espera. Embora ser o último a ser contemplado seja praticamente impossível, o ideal é levar em consideração esse ponto. Contudo, é possível escolher uma opção estendida de parcelas e usar a diferença para dar lances. Para isso, entretanto, é necessário ter muita disciplina e um ótimo planejamento financeiro.

  • Determine o quanto você pode pagar.  Outra questão que deve ser levada em conta é o preço das mensalidades. Quanto maior é o tempo de divisão, menor é o preço a ser pago, até determinado limite. Basicamente, pagar em 50 meses poderá gerar uma prestação até 30% maior que em 80. Considere qual é a sua capacidade financeira, como o seu orçamento vai se comportar e faça simulações.

  • Não se preocupe com os juros. Vale ressaltar que no consórcio não a cobrança de juros e os planos longos não têm esse acúmulo. Como resultado, o valor pago no final é praticamente igual em todas as opções, o que traz máximo conforto e segurança.

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/como-escolher-o-parcelamento-ideal-para-o-consorcio