Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 21/08/2018 08:40

Consórcios ganham mais espaço devido a elevação dos valores do financiamento

Diferentemente de outros segmentos, os consórcios têm registrado alta nos últimos anos

Diferentemente de outros segmentos, os consórcios têm registrado alta nos últimos anos. Esses dados são comprovados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios ( Abac ), pois eles apontaram que no Brasil, o número de consorciados ativos chegou a marca de 6 milhões no setor de caros novos e usados.

Dividindo os números por segmento, as vendas de consórcio para veículos leves cresceram mais de 4% apenas no primeiro trimestre desse ano. Os veículos pesados superaram a marca de 21% quando comparado a mesma época do ano passado e o de motocicletas aumentou quase 9,5%.

850 mil consorciados estão no segmento imobiliário e somente nos três primeiros meses de 2018 mais de 18 mil participantes já foram contemplados, isso significa que houve um crescimento de 9.5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Isso tem acontecido, porque o financiamento ficou mais caro motivado pela alta da taxa básica de juros.

Grupos de Consórcio

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer parte de grupos de consórcio, porém é preciso contar com uma administradora que seja credenciada no Banco Central para atuar no segmento.

É preciso ainda que a empresa responsável pelo consórcio estipule o prazo de duração de forma prévia e ao final, será preciso dar as participantes a possibilidade de adquirirem bens móveis, imóveis e serviços, por meio do autofinanciamento.

Fonte: http://abac.org.br/sistema/noticiasTextuais/1_(201807275201)administradores.pdf