Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 12/09/2018 10:27

BR Consórcios cresce 48% no 1º semestre

Consórcio de imóveis registrou o maior incremento (91%), seguido pela venda de automóveis (8%) e motocicletas (6%)

  • Consórcio de imóveis registrou o maior incremento (91%), seguido pela venda de automóveis (8%) e motocicletas (6%)

  • Empresa havia projetado esse crescimento até o final do ano; diretoria comemora índice conquistado já nos primeiros seis meses

  • Uma modalidade de investimento atraente, administradora quer ampliar o número de parceiros e nomear novas operadoras

A BR Consórcios (www.brconsorcios.com.br), empresa com mais de 70 mil clientes ativos em todo o país, criada com o objetivo de unir e fortalecer administradoras de consórcios que desejam expandir sua atuação no mercado nacional, fechou o primeiro semestre do ano de 2018 com um crescimento de 48% comparado ao ano anterior. Por categoria, a venda de consórcios de imóveis foi a que apresentou maior alta, com um incremento de 91%, seguido pela venda de automóveis (8%) e motocicletas (6%). A base de pontos de vendas ativos também aumentou e chegou a 40%, ou seja, mais empresas estão aderindo a venda do produto.

Segundo Rodolfo Montosa, diretor-geral da BR Consórcios, o crescimento da empresa se apoiou na ampliação de parceiros e a associação com novas administradoras em regiões estratégicas, além do incremento com novos players de outros segmentos que possuem outros canais de distribuição, além da ampliação da base de vendas tradicional, como corretores de seguros, imobiliárias e empresas que atuam exclusivamente na venda de consórcios. “A meta para 2018 era crescer 50%. Encerrar o primeiro semestre do ano quase lá mostra que trilhamos o caminho certo”, destaca Montosa. No ano passado, a BR Consórcios registrou crescimento de 33%.

Mercado atrativo – A modalidade de consórcio cresce especialmente por apresentar baixos custos, promover o estímulo ao consumo responsável e possibilitar a aquisição de um patrimônio de formada planejada. Hoje, a BR Consórcios, estabelecida em Londrina, Norte do Paraná, tem entre suas associadas o Consórcio Araucária, Consórcio Lyscar, Consórcio Saga, Consorcio Santa Emília, Consórcio União e, desde o segundo semestre do ano passado, a ***** Consórcios. A Rede Lojacorr integra o grupo como uma parceira inovadora.

Cada uma dessas empresas atua regionalmente e a busca de novos parceiros tem como principal objetivo ampliar a capilaridade de atendimento. “O mercado de consórcios cresce anualmente e se mostra uma modalidade de investimento interessante para aquisição de bens ou serviços. Isso vale para a pessoa jurídica, como para a pessoa física que fazem, na prática, uma poupança programada para a aquisição de um bem” explica Montosa.

Bom desempenho das associadas - Para cada uma das operadoras administradas pela BR Consórcios, as variações de crescimento são diferentes. O Consórcio Araucária e o Consórcio Saga, respectivamente, projetam índices de 35% e 30%. O primeiro, com atuação no Paraná e Santa Catarina, cresceu 6% nas vendas gerais em 2017, na comparação com 2016. O segundo, por sua vez, que atende Fortaleza (CE), Porto Velho (RR), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), São Luis (MA) e Brasília (DF), obteve um incremento de 8% nas vendas no mesmo período.

O Consórcio União, com atuação nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, registrou aumento de 4% em 2017 e espera atingir 14% nesta temporada. Para 2018, o Consórcio Santa Emília, com presença nas regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Pirassununga, Franca, Campinas e Sorocaba, no interior paulista, pretende aumentar as vendas em 13%. Já o Consórcio Lyscar, em Sergipe, quer ampliar em 100%.

A ***** Consórcios, que se associou a BR Consórcios no segundo semestre de 2017 e atua com corretores de seguros em todo o Brasil além de possuir parcerias com outras instituições financeiras, tem como meta principal para este ano dobrar sua rede de de corretores.

Imóveis e automóveis na liderança - As vendas gerais da BR Consórcios alcançaram 33% em 2017. O destaque ficou para o consórcio de imóveis, que cresceu 56%. Em segundo lugar ficou a categoria de automóveis com 13%, informa Montosa. Segundo ele, em 2017, mais de 11 mil pessoas foram contempladas e liberados R$ 512 milhões, crescimento de 10% em relação ao ano anterior.

Em número de cotas o consórcio mais procurado é o de automóveis, que representa 59% das vendas. Na sequência vem motos (21,5%), imóveis (16,6%) e demais produtos (2,9%). Em créditos comercializados, imóveis representam 58,3%, automóveis 36,8% e motos 3,9%.

Fonte: http://www.abac.org.br/sistema/noticiasTextuais/1_(201808291232)segs1.pdf