Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 13/09/2018 11:45

Venda de consórcio de imóveis cresce 31% em londrina

Venda de consórcio de imóveis cresce 31% em londrina no primeiro semestre

  • No consórcio, contemplado poderá utilizar o recurso total desejado para a aquisição do bem, mesmo sem ainda ter pago o valor total

  • Flexibilidade e possibilidade de crédito sem a cobrança dos juros de um financiamento tradicional atraem cada vez mais os brasileiros

  • No geral, a venda de consórcios cresceu 16% na região

O sistema de consórcios, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), fechou o primeiro semestre do ano com vendas de 1,22 milhão de novas cotas, totalizando R$ 48,30 bilhões em créditos contratados. Comparado ao ano passado, as adesões cresceram 10,9%, enquanto os negócios aumentaram 10% em relação aos R$ 43,92 bilhões do mesmo período.

O sonho da casa própria tem impulsionado as vendas do Consórcio União, empresa associada à BR Consórcios, com atuação em Londrina (PR). A empresa obteve um aumento de 31% nas vendas de consórcios de imóveis no primeiro semestre de 2018 na comparação com o mesmo período de 2017.As vendas gerais de consórcios tiveram aumento de 16% no mesmo período comparativo.

Segundo Rafael Carraro, gerente regional do Consórcio União, a modalidade de investimento é muito boa para quem quer adquirir um bem ou serviço. O executivo aponta, entre as vantagens, a flexibilidade, o valor da parcela e a possibilidade de crédito sem a cobrança dos juros praticados pelo financiamento tradicional.

Além disso, segundo Carraro, no consórcio de imóveis o consorciado tem a possibilidade de usar o saldo do FGTS para dar lance ou completar o valor do bem a ser adquirido após a contemplação. Outro benefício cada vez mais percebido pelos brasileiros é que a carta de crédito dá o poder de negociar a aquisição do bem à vista, o que traz mais poder na transação.

Como funciona o consórcio – Carraro explica que o consórcio no geral é composto de taxa de administração (custo operacional para a administradora administrar os grupos, formação de assembleias, entrega de bens, entre outras atividades), fundo de reserva (utilizado para suprir a inadimplência do grupo) e o seguro de vida (que cobre morte ou invalidez permanente do consorciado). Os grupos de consórcios reúnem pessoas físicas ou jurídicas, promovidas exclusivamente por uma administradora devidamente credenciada pelo Banco Central para atuação neste segmento, com prazo de duração previamente estabelecido, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, por meio de autofinanciamento.

O gerente do Consórcio União explica que geralmente as pessoas afirmam que tentam poupar mensalmente para adquirir um bem ou serviço. Porém, na prática, o que ocorre, na maioria das vezes, é destinar esses recursos para outras finalidades. “Por isso o consórcio é uma alternativa para quem quer comprar um veículo, imóvel, motos e até mesmo outros serviços como cirurgias plásticas, viagens e festas, mas não tem a quantia suficiente em mãos”, destaca ele.

Desempenho do Consórcio União - O Consórcio União, com atuação em todo território nacional, teve um acréscimo de 7% na produção acumulada nesse primeiro semestre do ano, quando comparado ao mesmo período de 2017. O destaque fica para a categoria de imóveis, que cresceu 19% no primeiro semestre, seguido pela venda de consórcio de motocicletas, com 2%. “Para 2018, o Consórcio União prevê um aumento nas vendas gerais de 16%, uma vez que está ampliando a sua capilaridade”, diz Carraro.

A base de empresas parceiras cresceu neste primeiro semestre 242%, mostrando assim a força da marca e a evolução cada vez mais do segmento de consórcio entre os empreendedores.

SOBRE O CONSÓRCIO UNIÃO

A administradora foi fundada em 1977, tem sua sede comercial em Londrina (PR) e está presente em todo Brasil. Tem como marca registrada os seus serviços de apoio ao cliente e já entregou mais de 100 mil bens até os dias de hoje. Além de manter suas equipes próprias de vendas, em 2017o Consórcio União firmou 129 novas parcerias com convênios para vendas de cotas de consórcios com empresas dos mais diversos setores, entre elas revendedores de automóveis, concessionários de motocicletas, corretoras de seguros, imobiliárias e empresas especializadas na venda de consórcios.

SOBRE A BR CONSÓRCIOS

A empresa iniciou suas operações em 2012 com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras diversas dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede administrativa em Londrina (PR) e conta com cerca de 500 funcionários diretos. As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Saga, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios. As empresas possuem, juntas, uma carteira de mais de 70 mil clientes ativos.

A BR Consórcios projeta a ampliação dos seus canais de distribuição com a adesão de novos associados e parcerias. Para alcançar essa meta, além de manter suas equipes próprias de vendas continuará firmando novas parcerias para vendas de cotas de consórcios com empresas dos mais diversos setores, entre elas revendedores de automóveis, concessionários de motocicletas, corretoras de seguros, imobiliárias e empresas especializadas na venda de consórcios.

Fonte: http://www.abac.org.br/sistema/noticiasTextuais/1_(201808293100)jornow1.pdf