Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 05/11/2018 04:50

Entenda por que o Consórcio é uma forma de poupar

Além de ser uma modalidade de compra totalmente segura e sem juros, o Consórcio é uma forma de poupar

Além de ser uma modalidade de compra totalmente segura e sem juros, o Consórcio é uma forma de poupar. É uma estratégia bastante eficaz para poupar dinheiro, inclusive se mostra como um ótimo investimento a médio e longo prazo. 

Entenda por que o Consórcio é uma forma de poupar

O Consórcio é a forma mais vantajosa de poupar, por ser uma solução eficaz a dificuldade que as pessoas tem em se planejar financeiramente. Afinal, trata-se de um compromisso assumido perante uma administradora e seus respectivos consorciados, que dependem uns dos outros. Para o consórcio funcionar, é preciso que cada um cumpra sua parte, entregando mensalmente um determinado valor para que a administradora guarde até o final do prazo ou até a contemplação. Quem participa de um consórcio fica, portanto, obrigado a reservar certo valor como garantia para conseguir o bem.

Algumas pessoas podem pensar que é uma desvantagem, uma vez que aumenta a quantidade de contas a pagar. Pois chegou a hora de parar de se iludir! Fato é que muita gente se endivida com itens totalmente desnecessários, que oneram seu orçamento quase sem propósito, impedindo qualquer chance de formar uma reserva de dinheiro. Já com o consórcio, o contexto muda completamente.

O próprio consórcio já é uma economia, uma forma de aumentar seu patrimônio regulando melhor suas contas, poupando e sabendo esperar. É o desenvolvimento de um hábito saudável para a gestão financeira do orçamento pessoal. E o melhor de tudo é que ele pode se juntar às contas mensais da casa, como água, luz, telefone, internet, gás, aluguel e mensalidades escolares, sendo incluído na mesma planilha de controle. Isso definitivamente facilita a gestão de custos da família!

Melhor ainda é que, ao contrário da maioria das outras dívidas, o consórcio não possui juros. Principal causa das complicações financeiras pessoais pelo mundo afora. Assim, por mais que você assuma um novo compromisso financeiro, seu gasto equivalerá à sua própria poupança. Servindo de garantia para uma recompensa futura por todo seu esforço durante esse período.

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/entenda-por-que-o-consorcio-e-uma-forma-de-poupar