Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 11/12/2018 04:56

Pagar Dívidas É Razão Para 45% Dos Brasileiros Pedirem Empréstimo, Aponta Finanzero

Pesquisa revela ainda que 13% buscam capital para empreender

Quase metade dos brasileiros (45%) que solicitam empréstimos às instituições financeiras já estão endividados e querem liquidar suas pendências com os credores. Outros 13% buscam capital para investir no próprio negócio, 12% para reformar a casa, 9% para outros investimentos, 5% por questões de saúde e 4,5% para compra de ativos.

O levantamento realizado pela FinanZero, empresa de capital sueco que opera como buscador de empréstimo online para negociar empréstimos junto a instituições financeiras, foi realizado em outubro com 80 mil clientes para identificar o perfil do tomador de crédito no Brasil. “Nossa pesquisa confirmou que o brasileiro termina 2018 com alto índice de endividamento, o que pode ser comprovado pelo aumento da procura por crédito. O estudo apontou também que a maioria é formada por solteiros com segundo grau completo, possuem casa própria e são funcionários de empresas privadas”, revela Olle Widén, CEO da FinanZero.

Segundo Widén, dentre os solicitantes de crédito 37% são funcionário privados, 32% são autônomos, 11% funcionários públicos, 7% profissionais liberais, 6% são empresários e 6% aposentados. “Quanto ao perfil de escolaridade, a grande maioria, 55%, tem segundo grau, 22% possui graduação universitária, 16% têm o primeiro grau, 5% é pós-graduado, 3% não têm instrução formal”, assinala.

Em relação ao tipo de residência, as pessoas que buscaram empréstimos possuem casa própria (45%), na sequência moram com familiares (25%), com imóvel alugado (23%) e financiada (5%). Quando perguntados sobre o estado civil, 53% disseram ser solteiros, 36% casados, outros 9% divorciados e 2% viúvos. “Analisando o tipo de conta dos interessados em crédito, descobrimos que 58% utilizam conta corrente comum, 21% conta poupança, 16% têm conta corrente com cheque especial e 3% conta salário”, completa o CEO da FinanZero.

O perfil ideal para ter pedido de crédito aprovado: a pesquisa identificou uma maior probabilidade de conseguir o empréstimo quem possuí pós-graduação (44% de aprovação), conta corrente com cheque especial (42%) e que tem como motivo do empréstimo realizar uma viagem (41%).

Fonte: http://www.aserc.org.br/2018/12/11/pagar-dividas-e-razao-para-45-dos-brasileiros-pedirem-emprestimo-aponta-finanzero/