Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 13/02/2019 05:42

Formas de parar de fazer dívidas e como se reorganizar

Dívidas infelizmente será algo que estará presente na vida de qualquer indivíduo

Dívidas infelizmente será algo que estará presente na vida de qualquer indivíduo, nem que seja apenas por uma fase, mas todos terão a experiência de lidar com o acúmulo das contas. É possível contornar o endividamento com muita disciplina e objetivo.

Saiba o quanto está devendo

Primeiramente, você deve saber qual é a real situação das suas dívidas. Anote quanto você está devendo, há quanto tempo e para quem. Mesmo os pequenos débitos não devem ficar de fora desse diagnóstico.

Troque uma dívida por outra

Caso não tenha recursos suficientes para quitar dívidas altas, como cartão de crédito e cheque especial, troque-as por modelos que cobrem juros mais baixos, como um empréstimo consignado ou crédito pessoal

Renegocie suas dívidas

É importante buscar renegociar as dívidas com os credores. Antes mesmo de entrar em contato com as empresas, prepare uma proposta de pagamento de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Anote tudo!

Passe a anotar tudo o que você gasta para ter uma noção melhor do quanto se é gastado por cada tipo de item ao final do mês. Assim você pode descobrir onde é possível cortar gastos desnecessários.

Faça um orçamento!

Liste todas as receitas que recebe como o salário. Em seguida, coloque no papel as despesas fixas, como aluguel, condomínio, contas e a parcela da dívida que vai pagar. Existem vários apps de orçamento para te ajudar.

Aposente o cartão

O cartão de crédito dá a falsa sensação de que temos mais do que na realidade. Por conta disso, procure fazer pagamentos no dinheiro e lembre-se de pedir desconto em determinadas lojas.

Abra mão do consumo

Enquanto estiver no vermelho, que tal cortar alguns gastos excessivos? Ao invés de ir para academia você pode passar a fazer caminhadas, pode cancelar tv e revistas por assinatura.

Pare de comer fora!

Comer em restaurante é um grande gasto e se você está endividado, uma boa opção é passar a comer marmitas. Assim você consegue mais dinheiro para sair do vermelho!

Quando sair do vermelho, faça uma reserva de emergência!

Fonte: http://www.aserc.org.br/2019/02/14/formas-de-parar-de-fazer-dividas-e-como-se-reorganizar/