Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 15/02/2019 04:00

Cuidados na hora de comprar um terreno

Construir a casa dos sonhos é o desejo de muita gente

Construir a casa dos sonhos é o desejo de muita gente. O proprietário do imóvel pode unir o útil ao agradável como pensar na localização, no tamanho da área construída, na quantidade de cômodos, caprichar na varanda para reunir a família e os amigos ou fazer a garagem de acordo com o número de carros. 

Cuidados na hora de comprar um terreno

Visita técnica ao local.  Conheça de perto o terreno que pode virar o seu quintal. Conheça o lote e cheque o tamanho da área. É importante ver a infraestrutura do bairro, as condições das ruas, a iluminação, a segurança, se tem transporte coletivo na região e o comércio do bairro. Depois disso, é hora de conhecer melhor o terreno. Procure a planta aprovada pela prefeitura e cheque se o local tem saneamento básico e serviços como luz, telefone, internet.

Preço. Ao longo dos anos, os valores dos terrenos vêm se valorizando em todo o Brasil. Em São Paulo, de acordo com um estudo feito pelo Núcleo de Real Estate da USP, uma área que representava algo em torno de 15% a 25% do custo total da obra, hoje pode chegar a 35%. Por isso, desconfie de preços muito baixos. Pode ser que o terreno esteja em nome de associações de moradores ou tenha alguma irregularidade.

Documentação. Esta é a parte burocrática, mas não menos importante. Para começar, peça a matrícula individual do lote, que é uma espécie de “certidão de nascimento” do imóvel/ terreno. O documento deve ter sido registrado no cartório de imóveis com todas as informações do terreno.

Proprietário. O próximo passo é verificar o histórico da empresa ou do dono responsável pelo lote. Peça referências a pessoas que já compraram ou conhecem o vendedor. No caso de uma imobiliária, consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Esta é uma boa dica para te deixar mais seguro.

Pagamento. O consórcio é sempre um ótimo negócio.  Para fazer parte de um consórcio de imóveis, basta você adquirir uma cota e pagar as parcelas em dia. Sua carta de crédito para a compra do terreno poderá ser obtida através de sorteios mensais ou através de lance, nas assembleias mensais do seu grupo.

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/cuidados-na-hora-de-comprar-um-terreno