Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 27/02/2019 05:44

Setor de consórcio ultrapassa 2 milhões de adesões e cresce otimismo para 2019

Entre janeiro e outubro de 2018 as contemplações se aproximaram de um milhão e os negócios superaram a casa dos R$ 85 bilhões

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios – ABAC, nos primeiros onze meses de 2018, o segmento de consórcio apontou um crescimento nas vendas de novas contas ao atingir 2,36 milhões de adesões, um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2017.

Diferente de um financiamento comum, na modalidade de consórcio pode-se destacar o fato de que não há cobrança de juros, apenas uma taxa de administração que é diluída entre todos os meses do plano adquirido, além é claro, que é possível optar entre diferentes opções de valores e prazos.

Após as eleições, no final do ano passado, o setor sinalizou otimismo na recuperação das atividades econômicas para 2019. O ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial, da Confederação Nacional da Indústria, alcançou 63,02 pontos no último mês de novembro. Com esses indicadores reforçando a retomada da economia, a tendência é de que o consumidor volte a se planejar para fazer novos investimentos.

Com o crescimento do segmento, é natural que o número de inadimplentes cresça. O perfil deles é bem diferenciado, o que exige uma negociação especializada, na qual seja levada em consideração as nuances e peculiaridades do sistema de consórcio.

Além disso, segundo a ABAC, a projeção é de que em 2019, o setor cresça 5,5% no volume.

Fonte: http://www.abac.org.br/sistema/noticiasTextuais/1_(201902272504)segs1.pdf