Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 09/04/2019 04:18

Como funciona a reativação de cota

A reativação de cota ocorre quando o consorciado excluído retorna ao grupo de consórcio

A reativação de cota ocorre quando o consorciado excluído retorna ao grupo de consórcio. O termo “excluído” é utilizado pelo Sistema de Consórcios para identificar aqueles consorciados que deixam o grupo, seja solicitando a exclusão à administradora, seja deixando de pagar as prestações.

Como funciona a reativação de cota

Ao deixar de pagar a prestação, sem solicitar exclusão, primeiramente o consorciado ativo é considerado inadimplente. O prazo de tolerância para a inadimplência é estabelecido pela administradora e consta do contrato. Dentre as consequências está que nesse período ele deixa de concorrer à contemplação, seja por sorteio ou lance. Apenas então ele será excluído do grupo.

Como excluído, ele passará a participar dos sorteios para receber parte do que pagou. Essa parte se refere ao fundo comum, podendo ser descontada multa por quebra de contrato. Não são devolvidos valores pagos referentes a taxa de administração, seguros e fundo de reserva (se houver).

Se você é um excluído e deseja voltar a pagar o consórcio, primeiramente, a administradora irá verificar se ainda há vaga disponível no grupo. Se sim, ela fará uma nova verificação de sua capacidade de pagamento. Se aprovada, você estará autorizado a pôr as contas em dia e retornar ao grupo.

A reativação da cota implica no pagamento de juros e multas das prestações em atraso enquanto consorciado ativo. As prestações que estavam em atraso e as que estão em aberto poderão ser redistribuídas nos meses que restam para o encerramento do grupo. Isso acontece porque o prazo do grupo, que é o prazo máximo para pagamento, é igual para todos os participantes.

Como voltar a pagar o Consórcio?

A coisa mais importante a se fazer para voltar a pagar o consórcio é verificar junto à administradora a sua condição atual: se inadimplente ou se já foi excluído. Você deve se informar quanto ao valor a ser pago e o novo valor da parcela. Para avaliar se estes custos cabem no seu orçamento. Sua proposta de reativação de cota será avaliada pela administradora, a quem cabe zelar pela saúde financeira do grupo de consórcio.

 

Publicado em: 20 de fevereiro de 2019

Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/como-funciona-a-reativacao-de-cota