Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 22/04/2019 05:56

Economista dá dicas de como fazer reserva para cobrir despesas inesperadas com carro, saúde, casa e desemprego

Uma pesquisa divulgada recentemente indicou que só 4 de 10 brasileiros conseguem arcar com uma despesa inesperada equivalente a um ganho mensal

Uma pesquisa divulgada recentemente indicou que só 4 de 10 brasileiros conseguem arcar com uma despesa inesperada equivalente a um ganho mensal. Esse gasto extra que surge geralmente com incidentes envolvendo carro, saúde, casa, desemprego e morte na família pode comprometer todo o orçamento destinado a cobrir contas e necessidades básicas do dia a dia.

Alberto Ajzental, professor de economia da FGV-PEC (Programa de Educação Continuada da FGV), explica que a pessoa que deseja formar uma reserva financeira precisa atender duas condições basicamente: ter o perfil de ser prevenida e ter condições financeiras para fazer um pé de meia.

“Você tem necessariamente que ter essas duas características juntas para ser um bom poupador”, diz. “Se não consegue poupar, quando precisar de dinheiro será obrigado a recorrer a linhas de créditos emergenciais, como cheque especial ou crediário, que são opções ruins pelas suas taxas elevadas.”

Segundo o professor, é melhor prevenir do que remediar “porque o não previsto vai te custar muito mais caro.” Ele acrescenta que para se proteger contra a recolocação no mercado após o desemprego, a média é guardar pelo menos seis meses de salário. 

Eduardo Kan Golcman, gerente da startup Engie, que comercializa dispositivo de mesmo nome que monitora mais de 10 mil itens de um veículo e avisa pelo celular quando detecta algum problema, alerta que a manutenção preventiva feita com regularidade acaba saindo bem mais em conta. “Não é só isso. Um carro com tudo em ordem é mais seguro e tem performance melhor nas ruas e estradas, o que leva à economia de combustível”, completa.

 

Publicado em: 17 de abril de 2019

Fonte: http://www.aserc.org.br/2019/04/17/economista-da-dicas-de-como-fazer-reserva-para-cobrir-despesas-inesperadas-com-carro-saude-casa-e-desemprego/