Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 21/07/2014 09:40

Maioria pretende pagar a dívida em 30 dias

A pesquisa Perfil do Inadimplente do 2º trimestre, da Boa Vista SCPC, revelou ainda que 59% dos entrevistados pretendem pagar a dívida em 30 dias, 21% em 30 a 90 dias, e 15% acima de 180 dias.

Curitiba - A pesquisa Perfil do Inadimplente do 2º trimestre, da Boa Vista SCPC, revelou ainda que 59% dos entrevistados pretendem pagar a dívida em 30 dias, 21% em 30 a 90 dias, e 15% acima de 180 dias. No entanto, estes números não são tão animadores já que o SCPC também levantou que o volume de novas dívidas cresceu 2,8% no primeiro semestre do ano. "Não achamos que este cenário de novas dívidas vai mudar muito até o final do ano", disse o economista do SCPC, Flávio Calife. Para ele, o ano deve fechar com um crescimento de 3% no volume de novas dívidas contraídas pelos consumidores. 

Para quem está inadimplente, a primeira dica do professor Márcio Massaro é levantar o tamanho e o custo da dívida. Em seguida, procurar trocar a dívida com juros caros como do cartão de crédito pelo crédito consignado ou mesmo o crédito pessoal que possuem taxas menores. 

Também é fundamental fazer um planejamento mensal de quanto a pessoa ganha e quanto deve. Outra sugestão é "barganhar" a dívida com o gerente do banco e buscar um custo menor. 

E cortar gastos supérfluos. "Se não der para comer picanha no fim de semana, o contrafilé vale também", disse. Ele alertou que a somatória das pequenas despesas é que "quebra a conta mensal". (A.B.)

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2292-20140720&tit=maioria+pretende+pagar+a+divida+em+30+dias