Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 19/08/2014 10:32

Pessimismo com a economia diminui, diz pesquisa Datafolha

Expectativa de queda da inflação e de aumento de poder de compra sobem. Diminuiu a expectativa de que desemprego no futuro.

O pessimismo com a situação econômica do país diminuiu, diz pesquisa Datafolha realizada na última quinta (14) e sexta (15) e divulgada nesta segunda-feira (18).

De acordo com a consulta, aumentou a expectativa de queda da inflação e de aumento de poder de compra dos salários. Por lado, diminuiu o pessimismo em relação ao mercado de trabalho.

O resultado é na comparação com a pesquisa anterior, realizada logo após a Copa, entre os dias 15 e 16 de julho.

Sobre o poder de compra dos salários, o percentual dos que pensam que o poder de compra dos salários vai aumentar subiu de 26% para 31%. E 29% responderam que ele vai diminuir, contra 35% na última consulta.

Em relação à expectativa de aumento da inflação, houve queda: 52% acreditam que haverá aumento dos preços, contra 58% na pesquisa anterior. Já a queda da inflação é esperada por 12% dos que responderam, uma alta em relação aos 8% da sondagem de julho.

A expectativa de que o desemprego aumente no futuro também caiu: 42% esperavam isso em julho contra 38% na pesquisa feita em agosto. Já os que acham que o desemprego vai diminuir aumentou de 18% para 25% entre as sondagens.

O levantamento foi realizado com 2.843 eleitores em 176 municípios. A margem de erro máxima da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR 00386/2014.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/08/pessimismo-com-economia-diminui-aponta-datafolha.html