Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 17/09/2014 10:07

Paraná tem 227 mil empresas inadimplentes

Estado é o quinto do País em número de companhias inadimplentes, aponta levantamento da Serasa

Um estudo divulgado pela Serasa Experian mostra que o Paraná é o quinto estado do país em número de empresas inadimplentes. São 227 mil empresas, que representam 6,5% do total de 3,57 milhões de inadimplentes no País. 

As empresas do estado de São Paulo representam 31,7%, seguidas de Minas Gerais (9,6%), Rio de Janeiro (7,6%) e Rio Grande do Sul (6,7%). 

Na tentativa de ajudar as empresas a negociarem seus débitos diretamente com as empresas credoras, está no ar desde segunda-feira (15) o Feirão Limpa Nome Online Empresas, um serviço que possibilita aos empresários a renegociação das dívidas de Pessoa Jurídica, sem sair de casa ou do escritório. 

Para participar, basta se cadastrar no site www.limpanomeempresas.com.br e preencher um cadastro, que deverá ser validado com um certificado digital ou com o código da carta-comunicado recebida pelo devedor. Em seguida, o empresário vai acessar a página onde estarão relacionadas as participantes do Limpa Nome Online Empresas com as quais sua empresa possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa. Aquelas dispostas a negociação no Feirão poderão ser consultadas no menu lateral da mesma página. Ao escolher e clicar no nome da companhia serão apresentadas as pendências que a empresa inadimplente possui e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. A partir daí, o empresário entra diretamente em contato com seu credor e negocia possíveis descontos nas dívidas atrasadas, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta inicial feita pelo próprio credor. 

O responsável pela empresa deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas de seu negócio e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o valor disponível para pagar a nova dívida que será negociada, escolhendo as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento da companhia. 

As propostas do Feirão Limpa Nome Online Empresas são apresentadas pelas credoras de forma individualizada, permitindo que o devedor regularize sua situação sem deslocamentos, aproveitando a praticidade da internet. Entre os participantes, estão grupos atacadistas, bancos e instituições financeiras, empresas de telecomunicações e distribuidoras de energia. Tudo é realizado de forma gratuita: a empresa com pendências financeiras não paga nada para acessar o Feirão e negociar. 

Pesquisas da Serasa Experian indicam que a maioria das companhias devedoras deseja recuperar o crédito, mas um dos principais obstáculos para isso é justamente o contato com a empresa credora. "O objetivo do Feirão Limpa Nome Online Empresas é reinserir essas companhias no mercado de crédito. Entendemos que este é o momento de incentivar a aproximação de quem está devendo e quer pagar e de quem está com débitos em aberto e quer receber. Este processo, realizado online, beneficia empresários brasileiros de norte a sul, permitindo que todos os empreendedores acessem o serviço pela internet e negociem suas dívidas", afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian. 

O site foi desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados PJ. Assim, o empresário que não tiver internet disponível pode usar qualquer computador ou lan house para entrar no site da Serasa Experian e acessar o site do Feirão Limpa Nome Online, 24 horas por dia (algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento).

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2005-20140916&tit=parana+tem+227+mil+empresas+inadimplentes