Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 29/09/2014 10:10

Inadimplência permanece em 5% em agosto

Segundo relatório de Política Monetária do BC, estoque total de crédito no Brasil subiu 1% em agosto ante julho

Em sua nota de Crédito e Política Monetária, o Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira que a inadimplência permaneceu em 5% em agosto. Ela representa os calotes superiores a noventa dias no mercado de crédito brasileiro, também no segmento de recursos livres.

Ainda segundo o relatório, o estoque total de crédito no Brasil subiu 1% em agosto ante julho, chegando a  2,864 trilhões de reais, ou 56,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Em doze meses até agosto, o estoque brasileiro cresceu 11,1%. O saldo dos empréstimos a pessoas físicas totalizou 1,348 trilhão de reais, avanço de 1,2% ante julho. No caso do crédito destinado a pessoas jurídicas, o estoque fechou o mês passado em 1,516 trilhão, após aumentos de 0,8% na mesma base de comparação.  

No mês passado, o BC anunciou uma segunda rodada de mudanças na regra do compulsório - contribuição obrigatória que os bancos fazem junto ao BC - e de estímulo ao crédito. Com isso, a instituição acredita que serão liberados mais 25 bilhões de reais na economia. Em julho,  BC já havia anunciado medidas que podem injetar até 45 bilhões de reais no mercado.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/inadimplencia-permanece-em-5-em-agosto