Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 20/11/2014 10:08

Entidades fazem mutirões online para limpar nome de inadimplentes

São dois eventos: 'Acertando suas Contas' e 'Feirão Limpa Nome'. Consumidores podem tentar renegociar dívidas também presencialmente.

Os consumidores inadimplentes têm atualmente dois mutirões online para tentar renegociar suas dívidas e eliminar seus nomes da lista de devedores. As pessoas com pendências financeiras fazem a negociação diretamente com a empresa credora, com intermédio da Serasa Experian e da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) começou nesta quarta-feira (19) o mutirão online da campanha “Acertando suas Contas” para renegociação de dívidas pela internet, funcionando 24 horas, até 15 de dezembro. O serviço é gratuito e é oferecido por meio do portal www.acertandosuascontas.com.br, a partir do preenchimento de um cadastro de identificação.

Mais de 2 milhões de propostas para pagamento de dívidas estão disponíveis para que os consumidores possam limpar o nome durante a campanha. As empresas, dependendo de sua política, podem oferecer descontos sobre os juros e ainda a possibilidade de parcelamento do saldo devedor, de acordo com cada situação.

Participam do mutirão online empresas dos setores bancário, financeiro e varejista, entre elas Ativos S/A, Banco BMG, Banco Cifra, Banco Santander, Casas Bahia, CREDZ, Omni, PAN, Recovery, Riachuelo e Via Varejo. Outras empresas poderão aderir à campanha durante sua realização. O consumidor pode acessar periodicamente o portal www.acertandosuascontas.com.br e verificar a relação de empresas participantes.

O Feirão Limpa Nome Online da Serasa vai até esta sexta-feira (21). Os interessados devem entrar no link: www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online e preencher um cadastro. O consumidor então é levado a uma página onde são listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

As empresas participantes são: Banco do Brasil, Bahamas Card, Cetelem, Banco da Amazônia, Banco Industrial do Brasil, Banco Itaucard, Banco Mercantil do Brasil, Banco Pan, Carrefour Soluções Financeiras, Credsystem, Deva Veículos, EDP Bandeirante Energia, EDP Escelsa, Eletrobrás Distribuição Acre, Eletrobrás Distribuição Manaus, Eletrobrás Distribuição Roraima, Financeira Itaú CBD S/A, Hipercard ADM Cartões Crédito, HSBC, Intelig, Itaú, Itaú Unibanco Financeira S/A, Itaucred, Leader Card, Losango, Luizacred S/A, Manaus Ambiental, OI móvel, OI S.A, Omni Financeira, Portocred, Recovery, Santander, Santander Financiamentos, Supermercado Bahamas, Net Serviços de Comunicação S/A, Claro S/A, TIM celular e Vivo

Ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa. 

O site do serviço é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa poderá usar qualquer computador para negociar suas pendências.

Mutirão presencial
Na capital paulista, a ação presencial do Boa Vista SCPC “Acertando suas Contas” acontecerá no estacionamento do Shopping Metrô Itaquera, na Zona Leste, de 2 a 6 de dezembro.

Além de São Paulo, a campanha nacional do “Acertando suas Contas” acontece em seis cidades, cinco delas no interior de São Paulo – Campinas, Rio Claro, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Registro – e também em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Preparação e 13º salário
De acordo com o Serasa, o consumidor deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa, escolhendo as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento.

“Na hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e, se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma alternativa realista. O importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz o  superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.

"Muitos consumidores desejam voltar a ter acesso ao crédito para realizar compras a prazo para as festas de fim de ano, mas é importante que essa recuperação seja pautada pela educação financeira, o que é o espírito da campanha", diz o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado.

“O dinheiro extra do 13º salário vai ajudar o consumidor na negociação, sem que ele tenha que comprometer muito sua renda mensal para quitar a dívida atrasada”, afirma Leandro.

Segundo o superintendente, os inadimplentes devem priorizar as contas com juros mais altos, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial. “Mas se o 13º não for suficiente para pagar tudo, o dinheiro pode ser usado para quitar parte dessa dívida, como uma entrada num processo de renegociação”, explica.

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2014/11/entidades-fazem-mutiroes-online-para-limpar-nome-de-inadimplentes.html