Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 07/01/2015 09:43

Contribuintes vão pagar IPVA em 3 parcelas, a partir de abril

Imposto começará a ser pago em abril, e não mais em fevereiro, como em anos anteriores

O IPVA cobrado neste ano no Paraná poderá ser parcelado em apenas três vezes, e não mais em cinco, como ocorria até o ano passado. A mudança na forma de cobrança foi anunciada pela Secretaria de Estado da Fazenda na última semana de 2014, junto com o calendário de pagamento.

O prazo para pagar à vista ou para quitar a parcela inicial vence em abril, e não mais em fevereiro (à vista) e março (parcelado), como em anos anteriores. No caso do pagamento fracionado, as demais parcelas devem, neste ano, ser pagas em maio e junho, sem acréscimos. Os boletos serão enviados aos contribuintes em março, pelos Correios.

A mudança no calendário foi necessária para que o reajuste na alíquota, que passou de 2,5% para 3,5%, passasse a valer já neste ano. Como a alteração foi feita por meio de um projeto de Lei, o governo estadual teve de respeitar uma carência de 90 dias para que ela entrasse em vigor. Assim, o prazo para início dos pagamentos foi estendido para abril.

Neste ano, o desconto para pagamento à vista ficou menor, caindo de 5% para 3%. O calendário prevê que, para ter direito ao desconto, os proprietários de veículos devem quitar o imposto entre 6 e 17 de abril, de acordo com o fim da placa.

A Secretaria da Fazenda informa que o Paraná tem aproximadamente 4,3 milhões de carros tributados, entre os cerca de 6,4 milhões em circulação. O órgão espera que a arrecadação com o pagamento do IPVA neste ano atinja R$ 2,8 bilhões.

 
 
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1524541&tit=Contribuintes-vao-pagar-IPVA-em-3-parcelas-a-partir-de-abril