Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 03/03/2015 09:42

Envio de declarações do IR cai 70% no primeiro dia

A expectativa do Fisco é de que 27,5 milhões de pessoas apresentem a declaração até 30 de abril

A Receita Federal recebeu cerca de 86 mil declarações do Imposto de Renda 2015 (ano-calendário 2014) até as 17 horas desta segunda-feira ( 2) – número 70% menor do que o recebido no mesmo período do ano passado, quando 278 mil documentos foram enviados.

Trata-se também da menor quantidade, para um primeiro dia de prazo, desde 2008 e uma inversão na tendência observada nos últimos dez anos. A expectativa do Fisco é de que 27,5 milhões de pessoas apresentem a declaração até 30 de abril. No ano passado, cerca de 5 milhões deixaram a prestação de contas para o último dia.

 

Procurada, a Receita Federal afirmou que não tem um posicionamento oficial que explique a forte queda nos envios. No primeiro dia de liberação para baixar o programa de preenchimento do imposto, o site apresentou lentidão devido à grande quantidade de acessos, segundo explicou o Fisco. Em 2014, o download da plataforma havia sido liberado com oito dias de antecedência.

Apesar da mudança, a Receita tentou agilizar o envio dos documentos por meio do aplicativo Rascunho IRPF 2015, lançado em novembro do ano passado. Quem fez uso da novidade conseguiu preencher antecipadamente a declaração e agora pôde apenas transferir os dados para o documento definitivo. Mas ainda não se sabe quantas pessoas usaram o novo APP.

Quanto antes a declaração for entregue, maior a chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes. O primeiro pagamento costuma ser em junho, com preferência para idosos e pessoas com doenças graves.

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/envio-de-declaracoes-do-ir-cai-70-no-primeiro-dia-c450c3fxbjpocb12d792jd60h?ref=editoria-lista