Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 15/05/2015 10:14

Serasa Experian dá dicas para empresário inadimplente sair do vermelho

As empresas brasileiras ainda estão sentindo os efeitos da recessão econômica que se instaurou no final de 2014.

As empresas brasileiras ainda estão sentindo os efeitos da recessão econômica que se instaurou no final de 2014. Prova disso é o aumento da inadimplência empresarial de 5,8% em relação ao ano passado, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. No entanto, especialistas da Serasa Experian explicam que é possível reverter essa situação desfavorável com algumas medidas. Confira quais são:
 
Prioridades
Depois de anotar no papel todas as dívidas que a empresa possui, estabeleça uma ordem para quitá-la. Dê prioridade para as dívidas mais antigas, que ofereçam risco aos negócios, quando a empresa credora ameaça cortar algum serviço, por exemplo; as contas mais caras ou então aquelas que envolvam a perda de crédito junto a bancos ou instituições financeiras. Para facilitar esse momento, clique aqui para consultar seu CNPJ e checar a lista com todas as suas pendências.
 
Negociar
Se não puder pagar a dívida inteira de uma só vez, observe quanto a empresa tem disponível no caixa e peça ao credor a diminuição dos juros ou condições facilitadoras, como o pagamento a prazo.
 
Feirão Limpa Nome Online
Uma forma de agilizar o pagamento das dívidas é por meio do Feirão Limpa Nome Online da Serasa Experian, em que a empresa pode consultar o que deve e renegociar com algumas companhias. Para isso, basta fazer o cadastro no site do Feirão, que será validado com o uso de certificado digital ou de um código recebido pelo internauta.
 
Condição real da empresa
Só negocie se estiver certo de que poderá pagar a dívida, sem prejudicar a produtividade da empresa. Postergar o pagamento ou não cumprir com o combinado pode ser ainda pior do que deixar as contas se acumularem sem tentar um acordo.
 
Aprenda com os erros
Quando uma empresa está em crise ou acumula várias dívidas sem perceber, é porque algo não vai bem. Reflita o que deu errado, dê um passo para atrás e siga em frente sempre a fim de evitar os mesmos erros no futuro.
 
 
http://aserc.org.br/serasa-experian-da-dicas-para-empresario-inadimplente-sair-do-vermelho