Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 22/05/2015 12:06

Acelera, em abril, quantidade de empresas com contas em aberto

O volume de empresas com dívidas em aberto registrou nova alta no último mês de abril. A inadimplência das Pessoas Jurídicas (PJ) cresceu 7,46% se comparada com o mesmo período do ano passado.

O volume de empresas com dívidas em aberto registrou nova alta no último mês de abril. A inadimplência das Pessoas Jurídicas (PJ) cresceu 7,46% se comparada com o mesmo período do ano passado. A informação foi calculada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
 
Esta é a terceira aceleração consecutiva no ano. Em janeiro, a alta havia sido de 5,89% na base anual. Já na passagem de março de 2015 para abril do mesmo ano, sem ajuste sazonal, houve crescimento de 1,82% na quantidade de pessoas jurídicas inadimplentes.
 
Além do aumento no número de empresas com dívidas atrasadas, também houve variação da quantidade de débitos. Foi registrado um percentual de 7,01% a mais em abril deste ano, em relação a abril do ano passado.
 
No comparativo mensal, entre abril e março deste ano, as dívidas com vencimento atrasadas em até 90 dias apresentaram a maior alta desde 2010. A alta alcançou 9,51%. Na visão dos economistas do SPC Brasil, esse dado reforça o cenário de estrangulamento econômico enfrentado pelos empresários.
 
A abertura do indicador por segmento revela que o setor de serviços, composto principalmente por bancos e financeiras, foi o que apresentou maior crescimento: alta de 11,83% na comparação entre abril de 2015 contra o mesmo mês do ano passado. A segunda maior alta ficou por conta das indústrias (8,36%), seguida pelos comerciantes (6,72%) e também pelas empresas que formam o ramo da agricultura (6,52%).
 
Metodologia
 
Os indicadores de inadimplência das empresas sumarizam todas as informações disponíveis nas bases de dados do SPC Brasil. A abrangência é nacional, com informações de capitais e interior de todos os 26 estados da federação, além do Distrito Federal.
 
 
http://aserc.org.br/acelera-em-abril-quantidade-de-empresas-com-contas-em-aberto