Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 17/06/2015 02:29

As 13 economias que mais devem crescer nos próximos anos

São Paulo - Crescimento não tem sido o forte do Brasil (nem da maioria dos países desenvolvidos) e provavelmente não será por um tempo.

São Paulo - Crescimento não tem sido o forte do Brasil (nem da maioria dos países desenvolvidos) e provavelmente não será por um tempo.

No entanto, há países no mundo que devem crescer em um ritmo vertiginoso nos próximos anos, de acordo com o último relatório de perspectiva econômica do Banco Mundial lançado este mês. 

Todos tem PIB per capita abaixo do brasileiro. Metade da lista é de países africanos que figuram entre os mais pobres do mundo. Nesses casos, o crescimento é acelerado porque parte de uma base muito baixa.

Em lugares como Costa do Marfim e o Congo, a recuperação vem de uma certa estabilidade depois de anos de conflitos políticos.

Em muitos casos, a aceleração na exploração de recursos naturais é a chave: o Turcomenistão tem a quarta maior reserva comprovada de gás natural do mundo; Moçambique tem a oitava. 

Há duas grandes economias na lista. Depois de décadas de um crescimento sem paralelo na história mundial, a China já está e deve continuar desacelerando, mas o Banco Mundial não aposta no "pouso forçado" que tira o sono de alguns investidores.

Ainda assim, o país deve já neste ano crescer menos do que a Índia, a queridinha do mercado depois que a eleição de Narendra Modi trouxe a promessa de reformas liberalizantes em um mercado de 1,2 bilhão de pessoas.

Isso não é pouca coisa e também deve beneficiar vizinhos que estão se abrindo para o mundo, como Butão e Myanmar. Veja a seguir as 13 economias que mais devem crescer entre 2015 e 2017 segundo o Banco Mundial.

 

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/as-13-economias-que-devem-mais-crescer-nos-proximos-anos