Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 08/07/2015 09:27

O que todo mundo deveria saber sobre a inadimplência!

Atualmente no Brasil, 30% das pessoas que estão inadimplentes, não sabem quanto devem.

Atualmente no Brasil, 30% das pessoas que estão inadimplentes, não sabem quanto devem. E 5% deles não sabem para quem devem e não pagam, resumindo, deram um calote e precisam urgentemente renegociar estas dívidas.
É um número muito alto, assustador, e isso acontece, devido a falta de educação financeira.
 
 
Essa pesquisa revela que as empresas que fornecem o crédito precisam ser mais cuidadosas. Um exemplo que posso citar aqui é na hora da venda de um carro novo; os vendedores só olham as prestações pequenas a perder de vista, juros baixos (que eu discordo disso, acho os juros altos, e não existe juro zero), tudo uma “maravilha”.
 
Mas, as empresas que concedem o crédito e as empresas que vendem, não alertam o comprador que a despesa do carro não se resume as prestações do financiamento, ele vai assumir o IPVA, combustível, manutenção periódica, depreciação do veículo.
 
Eu acredito que seja responsabilidade das instituições financeiras e das revendedoras de veículos alertar ao comprador quais as despesas que ele vai assumir ao adquirir um veículo novo, fazer um trabalho educativo.
 
Aí você pode argumentar: “mas Alvaro, se os vendedores alertarem sobre essas despesas extras, eles irão vender menos!”. Mas a economia é uma engrenagem, tudo está interligado! O bom funcionamento do esquema depende desde quem empresta dinheiro para o banco vender este dinheiro mais caro e a longo prazo para quem está precisando do crédito para comprar algo que garante emprego para muita gente que recebe salário. Isso é uma roda vida.
 
Toda economia é movimentada através de um bom crédito, do consumidor final até o comércio, distribuidor, atacadista, indústria etc.
 
Quem vende quer receber, e esse recebimento é importante para manter o ciclo de geração e manutenção de empregos. Mas com o aumento da inadimplência, as empresas que venderam e as instituições financeiras que emprestaram o dinheiro, deixam de receber esses recursos de volta, o que causa o aumento de desemprego.
 
ciclo economia
 
Mas por que a inadimplência está aumentando? Porque tem mais inflação, desemprego e também pela falta de educação financeira da população.
 
Como vimos aqui muitos inadimplentes não sabem quanto devem e para quem devem, e essa situação vem se agravando no decorrer do tempo e o principal fator que causa essa situação é a falta de educação financeira, pois as pessoas não sabem quanto realmente gastam, têm apenas uma noção, e isso poderia ser resolvido se todos tivessem o hábito de fazer um exame financeiro, juntamente com a família, uma vez por ano, e definissem objetivos de curto, médio e longo prazo.
 
 
http://aserc.org.br/o-que-todo-mundo-deveria-saber-sobre-a-inadimplencia