Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 16/07/2015 09:04

Pesquisa aponta que brasileiro está mais consciente na hora de consumir

O brasileiro está mais consciente na hora de consumir, revela estudo divulgado nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro

O brasileiro está mais consciente na hora de consumir, revela estudo divulgado nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro, segundo o qual 85% da população entendem que o progresso não está em consumir mais, mas em consumir melhor (a média mundial é de 78%), enquanto 75% acreditam que um consumo exagerado pode impor riscos ao planeta e à sociedade, também superando a média mundial, que é de 70%. 

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e a agência global Havas, divulgado nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro. 

De acordo com a publicação Estilo de vida sustentável no contexto brasileiro, a percepção é que o Brasil está mais avançado em relação ao mundo, de acordo com a gerente de Projetos e Conteúdo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Ana Carolina Szklo, entidade que realizou a pesquisa em conjunto com a agência global Havas 
Esses avanços não significam, porém, que o brasileiro dê mais valor à questão da sustentabilidade na hora de consumir. "Não, de forma alguma", comenta Ana Carolina. Há algumas inconsistências nisso, diz ela. Por exemplo, 45% da população dizem que é usual comprar itens e produtos de que não precisam e depois se arrependerem. 

O estudo aponta também alguns critérios colocados na tomada de decisão do consumidor. O primeiro ponto, que desperta mais preocupação no brasileiro, é a segurança, com 71%. Consumo excessivo surge no final da relação, com 43%. A questão da sustentabilidade, ligada à energia, concentra 44% da preocupação das pessoas. Já a questão da mudança climática e destruição ambiental obtém percentual maior, de 57%. 

Ana Carolina afirma que o consumo é atrelado ao maior poder econômico de compra. "Ainda se observa que o pessoal acredita que quanto maior o consumo, maior a taxa de sucesso: quase 70% acreditam que a compra de produtos chega a ser quase um ato patriótico e 57% analisam que se a população consumir menos, uma parcela importante dos empregos será perdida". Ela acrescenta que, no campo individual, as pessoas tendem a respeitar mais aqueles que têm dinheiro suficiente para comprar o que quiserem. Ana Carolina diz que consumir faz parte da vida dos brasileiros: quase 70% dizem que fazer compras é uma das melhores formas de se passar o tempo com a família.

 

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-39--162-20150715&tit=pesquisa+aponta+que+brasileiro+esta+mais+consciente+na+hora+de+consumir