Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 23/02/2016 04:56

Demanda do consumidor por crédito cai 2,8% em janeiro, revela Boa Vista SCPC

Na variação acumulada em 12 meses o indicador manteve a queda de 6,7% registrada em dezembro

A demanda do consumidor por crédito apontou queda de 2,8% em janeiro de 2016, na avaliação mensal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na série de dados com ajuste sazonal. Na variação acumulada em 12 meses o indicador manteve a queda de 6,7% registrada em dezembro. Já na avaliação contra o mesmo mês de 2015, o indicador obteve retração de 9,4%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação mensal dessazonalizada mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 13,5%, enquanto para o segmento não-financeiro a variação foi positiva em 3,5%.

A grande incerteza econômica gerou um cenário bastante adverso para o consumidor em 2015 permanece em 2016. A gradual deterioração dos indicadores econômicos contribuiu decisivamente para piora do índice, que de forma tímida tenta se recuperar. Fatores como a alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado.

Como consequência, o consumidor mantém-se bastante cauteloso. Assim, a demanda por crédito que já havia sido negativa em 2014, continuou com esta tendência, com leve inflexão a partir do segundo semestre de 2015, mas que mesmo assim não ocorreu de forma significativa para que a procura por crédito retornasse a níveis positivos.

Abaixo segue a tabela contendo o resumo dos dados apresentados no texto.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador se inicia em 2010 e está disponível em: http://www.boavistascpc.com.br/economia/demanda-por-credito/

Sobre a Boa Vista SCPC:

A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.

Boa Vista SCPC: consumidores e empresas do mesmo lado.

 

Fonte: http://www.aserc.org.br/demanda-do-consumidor-por-credito-cai-28-em-janeiro-revela-boa-vista-scpc