Associado
ASERC - Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito

Informativo

Publicado em 21/03/2016 03:59

Descontrole financeiro é o principal motivo de endividamento com cheque

Endividamento com cheque

Não preparar previamente a lista do supermercado, comprar roupas e sapatos sem planejar ou até mesmo optar por um pacote de TV por assinatura com mais de 500 canais, quando mal fica em casa. Esses são alguns dos exemplos de atitudes que, sem planejamento, ocasionam o descontrole financeiro. Segundo o levantamento trimestral do Perfil do Consumidor realizado pela Central de Recuperação da TeleCheque, serviço oferecido pela MultiCrédito, o descontrole financeiro foi a maior causa de endividamento com cheque para 52% das mulheres.

O estudo foi elaborado com base nos 784 consumidores que procuraram o serviço de renegociação de dívidas entre os meses de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016. Nesse período, quem mais renegociou as dívidas foram as mulheres casadas, entre 31 e 40 anos, sem filhos, com segundo grau completo e que atuam em empresas privadas. A pesquisa mostra ainda que o endividamento para elas está relacionado com os gastos do dia a dia, principalmente para o lar e o bem-estar pessoal.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os homens que utilizam o cheque como meio de pagamento, a inadimplência foi de 48% por descontrole financeiro, mas com gastos com a manutenção e acessórios automotivos. Vale destacar que a inadimplência por conta do desemprego cresceu 15,9% entre homens e mulheres na comparação com os números do mesmo período de 2015.

 

Fonte: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas16/1803201611.htm