Publicado em 09/10/2019 04:54

Entenda como identificar a real situação profissional de um requerente ao crédito

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas financeiras quando da análise de crédito, é como identificar (com segurança) a situação profissional do requerente ao crédito

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas financeiras quando da análise de crédito, é como identificar (com segurança) a situação profissional de do requerente ao crédito. Este problema se agravou nos últimos tempos por dois fatores principais: a crise econômica que “jogou” milhões de pessoas para o desemprego, e muitas destas se tornaram microempresárias – além das mudanças na CLT, que flexibilizaram os modos de contratação, reduzindo ainda mais os salários dos trabalhadores.

Hoje, não existe mais desempregado no mercado – ou a pessoa é autônoma ou microempresária! O ideal, é que as financeiras criem processos inteligentes que lhes permitam avaliar da forma mais transparente, qual a real situação do requerente ao crédito – identificando se ele realmente é proprietário de uma empresa ou se está utilizando deste subterfúgio para conseguir a aprovação da sua proposta.

Visando facilitar o processo de checagem cadastral, a Think Data, bureau de informações referência na indústria de crédito e cobrança no Brasil, desenvolveu uma solução chamada Valida Fácil – Concessão de Crédito – através dela, é possível realizar processos de consultas, seja na mesa de crédito ou via motores, trazendo maior segurança na hora da concessão a um requerente ao crédito. Quais checagens são possíveis realizar?

De forma macro, é possível se obter do requerente ao crédito a informação se ele realmente tem participação societária em uma empresa – e se essa ou não ativa na Receita Federal – além disso, consegue-se estimar o faturamento presumido da companhia, a quantidade de colaborares, e quem são os sócios e seus respectivos percentuais de participação na sociedade.

Quanto às análises de pessoas físicas, a plataforma da Think Data realiza diversas consultas as fontes de fé-pública, retornando informações como:

- Situação Profissional Histórica;

- Situação Profissional no Ministério do Trabalho;

- Escolaridade;

- Seguro Desemprego (recebimento do benefício – o que indica que o requerente ao crédito está fora do mercado de trabalho);

- Renda Presumida;

- Visão Real do Local de Estabelecimento da Companhia (via integração com o Google);

- Dentre outras.

Além disso, a empresa é a única do país com integração ao WhatsApp – através dela, é possível certificar se o telefone fornecido pelo requerente ao crédito utiliza o aplicativo, inclusive com retorno da foto do cliente e frase de status. A não confirmação do uso do aplicativo no telefone do cliente, indica uma forte probabilidade de fraude, além de uma grande indicio do aumento da inadimplência.

 

Publicado em: 14 de Janeiro de 2019

Fonte: https://www.televendasecobranca.com.br/enriquecimento-cadastral/entenda-como-identificar-a-real-situacao-profissional-de-um-requerente-ao-credito-89869/

Fonte (Imagem): https://pt.freeimages.com/photo/blank-survey-template-2-1236390

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição
Cadastre-se para receber nossa newsletter