Publicado em 04/11/2019 06:01

Judicialização da Cobrança: Quando vale a pena partir para este caminho?

A inadimplência se não o maior, trata-se de um dos maiores problemas para qualquer negócio

A inadimplência se não o maior, trata-se de um dos maiores problemas para qualquer negócio. Do grande ao pequeno, a cobrança é ou será um setor de grande importância. O ponto crucial é definir a melhor estratégia para obter êxito na recuperação do crédito – diante disso, quando partir para a Judicialização da Cobrança é a melhor opção?

Setores internos de cobrança ou terceirizados, transferência do crédito, a inadimplência gera um amplo e complexo mercado. Dentro deste mercado é possível encontrar dois grandes grupos: a cobrança extrajudicial e a cobrança judicial.

A cobrança extrajudicial está ao alcance de qualquer um e vem sido realizada das mais diversas formas: desde o envio de correspondência, passando pelo contato telefônico, envio de SMS e até mesmo contato online, via chatbots e Whatsapp. É uma fase que comumente é e deve ser realizada em momento anterior à judicialização da cobrança.

judicialização da cobrança se dá em um momento em que já se encerraram todas as possibilidades de recuperação sem que haja a necessidade da força executória por parte do Estado. Podendo a dívida ser satisfeita por meio de penhora, bloqueio de valores e até mesmo leilões.

Desta forma, partir para o caminho judicial seria uma ótima alternativa já que é possível contar com a força do Estado. Mas não é bem assim. Para se chegar a esse ponto existe um caminho árduo e oneroso. Tudo começa com a necessidade de contratação de um advogado e então vem as custas iniciais do processo…

Todo o trâmite durante a judicialização da cobrança (citação, prazos, pericias, agravos, impugnações, recursos…) pode durar diversos anos. Então, antes de optar por esta escolha, deve haver uma avaliação considerando o valor da dívida, custos envolvidos e a probabilidade de recuperação.

 

Publicado em: 25 de Setembro de 2018

Fonte: https://www.televendasecobranca.com.br/enriquecimento-cadastral/judicializacao-da-cobranca-quando-vale-a-pena-partir-para-este-caminho-88080/

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição
Cadastre-se para receber nossa newsletter