Publicado em 08/01/2020 08:00

É possível reduzir tempo e custo na cobrança judicial?

É possível reduzir tempo e custo na cobrança judicial?

Em que pese as alterações legais para desafogar o judiciário como mutirões de acordo ou até mesmo o Código de Processo Civil de 2015, o qual tem como um de seus principais objetivos a celeridade do processo judicial, o ingresso de uma ação de cobrança judicial ainda vem sendo tratado como a última alternativa para a recuperação de crédito, já que, muitas vezes, trata-se de um processo caro e que pode perdurar por diversos anos sem sua devida resolução.

cobrança judicial demanda altos custos, não só com o departamento jurídico, mas relacionado às taxas e despesas judiciais. Sem deixar de falar na necessidade de mensuração do custo relacionado a todo o tempo despendido em seu acompanhamento. Por esse motivo, é necessário avaliar minuciosamente o tipo de ação necessária – ou seja, avaliar adequadamente se é cabível uma ação monitória ou o ingresso de pedido de execução, de acordo com os documentos disponíveis.

Outra grande dificuldade na cobrança judicial é a necessidade de indicação exata de endereço do réu para que seja citado então iniciar-se a evolução do processo. 

A estratégia de localização de endereços é comumente utilizada, visando até mesmo à notificação prévia, em momento necessidade anterior à cobrança judicial – tais notificações, ao constar advertências com último prazo para pagamento tendem a fazer com que o débito seja quitado, ou seja realizado acordo extrajudicial, antes mesmo do gasto com o judiciário.

Tais soluções, agregadas às estratégias de análise prévia para ingresso da cobrança judicial, tornam essas ações mais efetivas, possibilitando reduzir drasticamente o custo e o tempo gastos na cobrança judicial, quando comparados, por exemplo às pesquisas Bacenjud e/ou Renajud que, além de possuírem um alto custo, demorarem para serem apresentadas, ainda – muitas vezes – trazem informações desatualizadas.

 

Publicado em: 13 de Maio de 2019

Fonte: https://www.televendasecobranca.com.br/cobranca-2/e-possivel-reduzir-tempo-e-custo-na-cobranca-judicial-92685/

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição