Publicado em 14/05/2020 12:00

Finanças em tempos de pandemia

O que você precisa saber para se planejar financeiramente?

A pandemia do novo coronavírus chegou sem avisar e mexeu com toda a nossa estrutura financeira. O isolamento social, a alta taxa de desemprego e a falta de planejamento financeiro dos brasileiros têm afetado famílias e pequenos empreendedores.

Pensar em planejamento financeiro requer tempo e comprometimento a longo prazo, mas agora que a crise já está instituída, o que pode ser feito?

Confira algumas dicas para ajustar suas finanças durante a pandemia.

Avalie as prioridades

Independente do que pode acontecer no futuro, - e isso vale também para o período de calmaria - é importante que você avalie seus gastos periodicamente e corte o que não é essencial.

Atitudes simples podem mudar o seu orçamento e te ajudar a enquadrar as finanças a sua nova realidade. É importante separar sua contas entre:

  1. Despesas fixas

As despesas fixas são os gastos considerados essenciais no orçamento familiar. Aluguel, água, luz, plano de saúde e mensalidade escolar são alguns dos exemplos de despesas fixas.

  1. Despesas variáveis

As despesas variáveis são aquelas que variam de acordo com a frequência de consumo. Mercado, farmácia e combustível são um exemplo. Dentro das despesas variáveis fica mais fácil mexer no orçamento e manter os gastos essenciais.

Pense que esta é uma situação temporária.

  1. Despesas não essenciais

São os valores gastos com lazer, salão de beleza, restaurantes, passeios e roupas. Os cortes nos gastos devem começar a partir das despesas não essenciais.

Negocie suas dívidas

Primeiramente, esse não é um bom momento para contrair novas dívidas. Em segundo lugar, busque alternativas para renegociar as dívidas que já possui.

Tenha controle sobre a sua situação financeira

Coloque os números no papel se necessário. É importante que você saiba quanto irá ganhar e gastar. E se possível poupe dinheiro!

Atenção na hora de fazer as compras no mercado

Apesar da redução dos gastos com alimentação fora de casa, é preciso ter cuidado na hora de ir ao mercado. Faça uma lista com os itens essenciais e evite comprar desnecessariamente. Compras online são uma boa alternativa para controlar os gastos.

Compras realizadas por aplicativos de alimentação também precisam de certo controle para que o gasto não seja maior do que o orçamento direcionado à alimentação. 

Aproveite seu tempo

Use esse tempo para organizar suas finanças e também a casa. Separe objetos e roupas que estão em desuso e tente vendê-los pela internet. Assim você mantém a casa organizada e levanta uma renda extra.

Para que as famílias passem por esse período de pandemia, será necessário a adaptação dos gastos e a inovação na maneira de gerar renda. Medidas para conter a crise continuarão a ser tomadas por parte do governo.

Planeje e cuide das suas finanças.

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição