Publicado em 01/06/2020 04:00

Leilão eletrônico

Tudo o que você precisa saber para participar de um leilão virtual

O leilão é uma venda pública de veículos, imóveis, bens e outros. Geralmente, o objeto ou o item a ser vendido é encaminhado a um leiloeiro para que a venda seja realizada de maneira adequada. Um valor mínimo sobre o item a ser vendido é estipulado e vence aquele em que o lance é o maior entre todos os participantes do leilão.

Atualmente, os leilões são realizados em duas modalidades: presencial e online (eletrônico). Você ainda tem dúvidas sobre como funciona um leilão online? Esse artigo irá esclarecer todas as suas dúvidas e te mostrará quais as vantagens em participar.

Como funciona o leilão online?

Da mesma forma que o leilão realizado presencialmente, o leilão online possui as regras de valores mínimos e lances. A diferença é que tudo isso pode ser feito no conforto da sua casa. A modalidade online aumenta as chances de adquirir bons itens em outros estados ou cidades, já que você não precisará ir até o local do leilão. 

Os leilões acontecem em sites de empresas especializadas e os lances são atualizados em tempo real. A facilidade em participar desse tipo de negócio tem atraído investidores e pessoas com interesse em gastar menos em algum item específico.

Como participar?

Participar de um leilão online é muito simples. É necessário preencher um cadastro no site em que será realizado o leilão com algumas informações básicas  como: nome, RG, CPF (para pessoa física) e CNPJ (para pessoa jurídica) - o que garante a segurança de todo o processo.

Nos leilões realizados pela Agiliza Leilões também é necessário que o cliente leia o contrato de adesão e aceite suas cláusulas para que o cadastro seja enviado.

É possível visualizar os lotes com antecedência, para que você saiba se há algo que te interessa e quanto está disposto a investir. Iniciando o leilão, os lotes serão apresentados e todos os lances aparecerão na sua tela. Dessa forma é possível acompanhar os valores e apresentar os lances.

Quais os cuidados necessários?

Quando um lance é realizado, não é possível revertê-lo. Portanto esteja atento os valores que está disposto a investir.

É importante verificar as especificidades de cada lote, ou seja, as condições do veículo, imóvel ou produto do seu interesse. No edital do leilão também constam informações importantes sobre a forma de pagamento, por isso leia o edital com atenção.

E quando o leilão acaba?

Umas das dúvidas mais comuns sobre o leilão online é em relação ao prazo de retirada do item, imóvel ou veículo. No leilão presencial, o vencedor assina o auto de arrematação, já na modalidade online o vencedor será representado pelo leiloeiro que referenda o documento.

Ao final do leilão é emitido o boleto e o cliente precisa quitá-lo no primeiro dia útil após o leilão, então é expedido um mandado de entrega, porém o prazo para o recebimento do item pode variar. No caso de veículos e produtos o prazo costuma ser menor, já nos imóveis - se o mesmo ainda estiver sendo habitado - é necessário solicitar a desocupação.

A modalidade de leilão online tem crescido justamente por apresentar vantagens sobre o presencial. Para aqueles que buscam investir, o leilão é uma ótima opção.

Com expertise na organização, promoção e realização de leilões públicos extrajudiciais, a AGILIZA LEILÕES opera neste segmento de negócio desde 2007, com profissionalismo e eficiência.

Quer saber como participar? Entre em contato conosco!

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição