Publicado em 08/09/2020 11:00

Inadimplência no ensino superior

Como cobrar alunos nesse momento de alta do desemprego?

A inadimplência no ensino superior cresceu em torno de 72% no mês de abril deste ano e se mantém em crescimento. Dados divulgados pelo Semesp (Congregação de entidades mantenedoras do ensino superior no Estado de São Paulo) também informou que a evasão cresceu 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com a pandemia do novo coronavírus e o aumento na taxa de desemprego, alunos estão atrasando as mensalidades e abandonando os cursos.

O atual cenário da inadimplência universitária

Com o aumento na taxa de desemprego, muitos alunos perderam a sua fonte de renda e estão com dificuldades para honrar com o pagamento das mensalidades. O que tem se tornado um impasse para as universidades que precisaram investir em tecnologias e treinamento de seus colaboradores para garantir a qualidade do ensino - já que todas as disciplinas presenciais foram convertidas para o regime EAD. 

Para evitar que a inadimplência continue crescendo, algumas instituições investiram em estratégias de relacionamento com o cliente e cobrança, com o objetivo de ouvir a demanda de cada aluno, dispondo de negociações individualizadas para incentivar a continuidade dos estudos.

Estratégias para a recuperação de crédito

Uma das vantagens das instituições de ensino superior é de que seu público, em sua maioria, é composto por jovens, o que facilita as estratégias de cobrança que se utilizam da tecnologia como: o envio de e-mails como lembrete da data de vencimento, SMS com canais diretos para negociações e abordagens via whatsapp. Estratégias como essas tem colhido resultado positivos na recuperação de crédito.

O que por um lado é uma vantagem, do outro pode se tornar um empecilho. Isso porque o público jovem possui uma alta rotatividade de contatos, o que faz com que seja necessário a atualização constante dos dados. 

A Agiliza Recebíveis, empresa especializada em serviços de gerenciamento de carteiras de cobrança administrativa e judicial, conta com um sistema de alta tecnologia e equipe treinada, capaz de manter os dados de contato com o cliente atualizado e um bom procedimento de cobrança, o que garante bons resultados na recuperação de crédito.

Com modernos sistemas operacionais e processos tecnológicos em informação, a Agiliza Recebíveis utiliza-se também de softwares específicos para a gestão jurídica, com banco de dados e moderno sistema de comunicação para transmissão e acesso de informações sobre o encaminhamento, andamento e os procedimentos adotados em ações e serviços prestados a empresas e corporações.

Você faz parte de uma instituição de ensino e tem dúvidas de como proceder com a inadimplência durante a pandemia? A Agiliza Gestão de Recebíveis pode te ajudar. Ligue (43) 3878-7000

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição