Publicado em 20/10/2020 05:00

Evite a quebra de relacionamento

Inadimplência: Como cobrar o cliente devedor evitando a quebra de relacionamento

Por conta do cenário econômico atual, muitas empresas têm voltado a sua atenção para a administração e estratégias de recebíveis. Atualmente, a taxa de famílias endividadas no Brasil tem sido de 67,1% - dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de junho de 2020 -, o que significa que as empresas precisam estar preparadas para enfrentar essa situação da melhor forma possível. 

Pode parecer que levar a dívida para a esfera jurídica seja um caminho mais fácil, porém com a prática no setor de recebíveis podemos afirmar que manter a negociação na esfera extrajudicial aumenta as chances da dívida ser quitada em curto prazo, além de manter um bom relacionamento com o cliente devedor

Relacionamento com o cliente 

No setor de gestão de recebíveis o relacionamento positivo com os clientes é de extrema importância para o bom andamento das negociações e da empresa no geral. Por isso é preciso ponderar sobre soluções alternativas antes de negativar o devedor.

Você sabe o que pode garantir um bom relacionamento com o cliente devedor? Anote essas dicas:

  • Mantenha o diálogo

Manter o diálogo com o cliente devedor é a principal estratégia para obter resultados positivos na cobrança. Esteja disponível para eventuais negociações e mantenha contato de maneira respeitosa, seguindo as normas de cobrança.

  • Mantenha-se à frente 

Agir antecipadamente é uma ótima estratégia para receber débitos, já que a inadimplência tem crescido e muitas empresas estão trabalhando para garantir a quitação dos débitos.  Quanto antes o contato com o cliente, maiores as chances de sucesso.

  • Descontos por tempo de atraso

Entrar em contato com o cliente com estratégias de descontos pré-estabelecidas também é uma boa opção. É possível trabalhar com porcentagens de descontos de acordo com o tempo e o tamanho da dívida.

  • Contato

Quanto maior o canal de comunicação entre a empresa e o cliente, maiores as chances de negociação e recebimento do débito. Mantenha sempre atualizado e disponível ao público canais de contato como: telefone, email, endereço e site.

  • Ações de descontos

Outra estratégia que costuma apresentar bons resultados são os “feirões de negociações”, onde são realizadas ações de desconto em massa com oportunidades únicas para a resolução da dívida. 

  • Ações preventivas 

 Ações preventivas são realizadas com o objetivo de que o cliente não se esqueça da dívida, antes mesmo da sua data de vencimento. Para esse fim, utiliza-se de métodos de cobrança através de SMS, email, whatsapp, entre outros. A estratégia de abordagem deve levar em conta o perfil de cada cliente.

A sua empresa está com dificuldades na gestão de recebíveis e a inadimplência está subindo?

A Agiliza Recebíveis conta com toda a infraestrutura para te auxiliar na cobrança, mantendo o bom relacionamento com o cliente. Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Acesse www.agilizarecebiveis.com.br ou ligue (43) 3878-7000.

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