Publicado em 23/12/2020 05:00

Recuperação econômica pós pandemia

Como será o futuro da economia?

A pandemia gerada pelo novo Covid-19 movimentou não apenas a rotina da população, ela alterou toda a economia. Criou-se, a partir de então, uma crise econômica que quebrou diversos setores e desacelerou a movimentação da economia. Após mais de 1 ano do boom da doença, o mundo todo está em busca da recuperação econômica pós pandemia.

Entretanto, esse tópico não é uma questão simples de ser debatida. A crise atual traz consigo uma nova vertente que, até então, não era inserida diante de crises mundiais. As diversas outras crises que assustaram o mundo, no decorrer da história, mostraram que sua recuperação foi encabeçada pela economia. Ou seja, através de expansão de créditos, estímulos a empresas e diversos outros programas, foi possível reerguer a economia. 

Neste caso, da crise atual, estamos à margem de decisões que não envolvem apenas o setor econômico. A recuperação pós pandemia está se baseando em fatores externos à economia, como a saúde (diretamente influenciada pelas vacinas).

Como começará a recuperação econômica?

A estratégia do governo é implementar programas de incentivo às empresas, que possibilitam flexibilização de renda, maiores possibilidades de crédito em banco e apoio de pagamentos. Essa é a tática que faria com que a recuperação econômica tomasse fôlego novamente. 

Dessa forma, muitos governos estão buscando impulsionar a economia baseando a reativação econômica em medidas de apoio à pandemia. Ou seja, uma forma de tentar resgatar o tempo perdido economicamente.

Incerteza do mercado

Ainda que o mercado esteja se recuperando aos poucos, ele ainda depende de muitos outros setores. Por isso, é provável que a recuperação da economia pós-pandemia seja mais lenta do que imaginávamos.

Isso significa que muitas empresas ainda podem sofrer com a retomada da economia. Por isso, o governo tem oferecido empréstimos e créditos como programas de ajuda às empresas. Entretanto, provavelmente, nos próximos anos, esses créditos começarão a ser descontados e isso pode resultar em novas dívidas.

O que fazer para acelerar a recuperação econômica pós-pandemia?

Os bancos tomaram medidas de prevenção e criaram reservas bancárias que possibilitam a readequação no mercado, em que (em sua maioria) puderam normalizar suas atividades.

Entretanto, diante do histórico de recuperação pós crises, há de se saber que a gestão de créditos é fundamental para a recuperação econômica pós pandemia. 

Isso porque a recuperação de crédito provavelmente será mais lenta no decorrer da crise atual. E isso vai demandar ações recorrentes e regulamentares do governo. É claro que as medidas serão diferentes em cada país, mas existem fatores que podem facilitar o desenrolar da recuperação da economia pós pandemia. Veja algumas recomendações que selecionamos:

  1. Cuidado com a ideia do efeito rebote

É fato que os empreendedores querem correr atrás do tempo perdido. Mas é preciso tomar cuidado com o efeito rebote. Para isso, é preciso saber diferenciar o efeito rebote de uma recuperação econômica de fato. Ou seja, não dar continuidade aos programas de retomada da economia não vai solucionar a crise e sim fragilizar a economia. 

  1. Autonomia dos reguladores do sistema financeiro

Garantir independência (ou uma maior autonomia sequer) dos reguladores vai fazer com que as empresas não sejam tão cerceadas. Portanto, isso vai trazer mais liberdade e possibilidades das empresas garantirem uma recuperação econômica pós pandemia mais concreta. 

  1. Abrir espaço para novos créditos

Aqui, a recomendação se trata, basicamente, de conceder novos créditos. Ou seja, rever os investimentos. Para isso, é importante trabalhar no gerenciamento de novas crises e na recapitalização dos bancos.

Conclusão

A crise mostrou novas faces no mercado para os empreendedores. Além de novas dificuldades, abriram-se também novas oportunidades. Junto com a recuperação econômica pós crise, será possível reaver o mercado e movimentar novamente as empresas.

A gestão de crédito é fundamentalmente necessária para consolidar a recuperação da economia pós pandemia. Ainda que essa movimentação esteja atrelada ao controle da saúde, do emprego e da renda, é possível criar ações efetivas que possibilitem a reativação das empresas no mercado.

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição