Publicado em 11/02/2021 11:00

Enriquecimento cadastral na LGPD:

Como adequar sua empresa

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em setembro de 2020, mas, ainda assim, as empresas têm muitas dúvidas quanto ao enriquecimento cadastral na LGPD.

É legal? Como fazer? Como estar em conformidade com a lei? Neste artigo, vamos entender um pouquinho mais sobre as mudanças necessárias no enriquecimento cadastral com a LGPD.

O que rege a LGPD? 

A LGPD é uma lei brasileira criada para estabelecer regras para o armazenamento, obtenção e tratamento de dados cadastrais. Já falamos um pouco sobre isso aqui neste artigo do blog

Nos fundamentos da LGPD, tem-se como pilares o “respeito à privacidade, a inviolabilidade da intimidade e honra e imagem”. Além disso, a LGPD leva em conta fatores como o desenvolvimento econômico e livre iniciativa.

Mas, na prática, como é possível ter dados limpos e utilizar na cobrança?

Existem vários quesitos necessários para cumprir a LGPD no seu negócio. Unimos alguns dos tópicos mais fundamentais de serem adotados na sua empresa para estar em conformidade com a lei, confira:

  1. Crie um diagnóstico

Antes de qualquer coisa, você deve entender cada detalhe da sua situação atual. Desde a coleta de dados, o armazenamento de informações até o uso desses dados. Entenda a jornada do consumidor e qual o caminho a informação percorre.

Para criar qualquer tipo de ação que visa estar em conformidade com a LGPD, você deve entender a finalidade das informações que você detém.

Ou seja, você tem que reconhecer cada tipo de dado pessoal que retém, o tratamento que é dado a ele, a finalidade e seu fundamento legal. 

  1. Siga todos os princípios da LGPD

É imprescindível que cada pormenor da sua operação esteja em conformidade com a LGPD. Isto é, seguir os princípios básicos da lei. 

Para isso, você deverá verificar a legitimidade dos princípios de finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade de dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação e responsabilidade e prestação de contas. 

  1. Defina um termo de consentimento para o tratamento de dados

Para tudo estar de acordo com a lei, é necessário que você obtenha o consentimento do titular. Por isso, crie um processo para obter esse consentimento, de forma clara, objetiva e separada de qualquer outro acordo.

Esse consentimento precisa ser documentado. Mas, caso esse processo tenha sido realizado antes da criação da LGPD, o ideal é que você renove esse consentimento o quanto antes.

Além disso, é preciso que você gerencie os direitos dos titulares de dados, elabore uma política de retenção e descarte de dados, registrando todas as operações que utilizam informações e dados.

  1. Treine seus funcionários

É imprescindível que cada um dos colaboradores da sua empresa esteja muito bem esclarecido da necessidade do cuidado em cada processo. Por isso, crie um treinamento sobre privacidade e proteção de dados pessoais, minimizando os riscos de fraude dentro da sua empresa, poupando também o retrabalho.

  1. Acompanhe as mudanças da LGPD

Adaptar todos os requisitos da LGPD na sua empresa pode ser um processo demorado, mas extremamente necessário. Além disso, a regulamentação pode sofrer muitas atualizações, por isso, você precisa dedicar um tempo para monitorar essas mudanças regulamentares. 

Os impactos no enriquecimento cadastral com a LGPD são reais, mas podem ser benéficos para sua empresa

Os impactos da LGPD na cobrança são incontestáveis. Entretanto, não há impedimento para o enriquecimento cadastral nas empresas, desde que elas sejam realizadas de forma correta. Portanto, é necessário apenas tomar muito cuidado com as etapas de contenção de dados e informações da sua empresa.

Dessa forma, a LGPD virá para somar e ajudar a sua empresa a conseguir dados limpos e mais eficientes para o seu negócio, garantindo transparência para o usuário e segurança para sua empresa. Além disso, a LGPD pode trazer outros benefícios, como novas idealizações tecnológicas e atualizações constantes de dados.

Solicite mais informações

Estamos sempre a disposição