A palavra da vez é humanização! Os consumidores buscam, cada vez mais, uma conexão com a marca de quem eles compram. Um grande passo para criar essa ligação é pensar em um atendimento ao cliente via chat de forma personalizada.
O atendimento ao cliente via chat agiliza muito uma operação que está em constante expansão e busca ampliar seus canais de comunicação com o cliente.
O chat é um recurso que otimiza o tempo das empresas. Ele é um meio de comunicação que pode ser instalado no seu site, providenciando um grande vínculo entre o consumidor e a sua empresa.
Neste artigo, trouxemos 4 dicas para melhorar o atendimento ao cliente via chat. Confira!
Resposta rápida
O tempo de resposta é um dos fatores decisivos para os usuários. O chat tem o intuito de otimizar o tempo de resposta ao cliente. Por isso, se ele tem que ligar na sua empresa para tirar informação, ele imagina que vai ter que parar um tempo maior para essa ação.
Já no chat, o cliente quer que o contato seja dinâmico, rápido e objetivo. Ou seja, isso significa que você deve estar pronto para atender o cliente na hora em que ele deseja ser atendido. Se um consumidor te contata de forma online (no chat) ele busca informação rápida, por isso, as respostas devem ser imediatas.
Isso economiza o tempo do cliente e o tempo da sua empresa.
Entretanto, isso muda também o seu horário de atendimento. O chat é o canal que serve para facilitar o atendimento ao consumidor no momento em que o cliente deseja. Pensando nisso, crie um sistema de serviço 24/7 (funcionamento 24 horas/7 dias por semana).
Treinamento
É imprescindível que você dedique tempo à qualidade no atendimento. Por isso, um dos principais pontos é o treinamento de funcionários. Essa etapa é impossível de ser pulada.
Isso porque você deve investir em profissionais qualificados que entendam as dores do seu usuário para, assim, sanar suas dúvidas e ele sair totalmente satisfeito com o seu atendimento via chat.
Linguagem
Dependendo do seu segmento, você não precisa abordar o cliente de maneira formal. Entretanto, você deve ter cuidados básicos, como a atenção à gramática.
Isso é importante para entregar credibilidade, autoridade de mercado e o mais importante: conexão com o cliente. Pois de nada adianta você falar com ele de forma formal, como se fosse um robô.
Tenha um FAQ sempre à mão
É comum que os consumidores tenham várias dúvidas parecidas. Pensando nisso, criar um FAQ (Perguntas Frequentes) é uma alternativa que vai poupar um grande tempo do time. Elabore e tenha em mãos (no momento do atendimento via chat) as respostas objetivas às dúvidas mais recorrentes.
Mas é importante que o time de atendimento “dê o tom” pessoal para que as respostas não pareçam robóticas e sim personalizadas de cliente para cliente.
Humanizar para conectar
Respostas robotizadas e engessadas não ganham o mercado. É importante que, em todos esses passos, o seu cliente venha em primeiro lugar. Você deve entender como funciona o seu negócio para criar estratégias eficazes de atendimento ao cliente via chat.
Os consumidores buscam respostas rápidas, objetivas e assertivas. Por isso, o atendimento ao cliente via chat pensado de maneira estratégica vai fidelizá-los e encantá-los.