Publicado em 20/04/2021 04:00

Atendimento online x offline

Qual é melhor para minha empresa?

Não adianta apenas se comunicar com o consumidor. Na era da comunicação instantânea, cercado de concorrentes, o mínimo que você pode oferecer ao cliente é o melhor atendimento. Por isso, neste artigo vamos discutir as principais diferenças do atendimento online x offline.

Com a constante mudança na tecnologia e evolução da informação, é importantíssimo que a sua empresa se transforme junto ao cliente. Por isso, oferecer o atendimento ideal é o primeiro grande (e imprescindível) passo!

Neste artigo, vamos descobrir os benefícios do atendimento online x offline para que você consiga decidir qual é a melhor opção para o seu negócio.

Vantagens do Atendimento Online

No mundo online, tudo é muito mais fácil, rápido, pontual e assertivo. Na comunicação com o seu cliente não é diferente. O atendimento online é a evolução que andou no mesmo passo do consumidor! Alguns de seus benefícios são:

  • Redução de custos: como investimentos em alocação de equipes para operações de telemarketing;

  • Rapidez no atendimento: facilitando o contato do cliente com a empresa a qualquer momento;

  • Otimização de tempo: um mesmo colaborador pode atender virtualmente mais de um cliente, otimizando o tempo de resposta para o cliente e o tempo do atendente.

  • Assertividade: mais clareza ao falar com os clientes e mais facilidade em localizar os potenciais clientes, tendo acesso a informações e métricas específicas;

  • Resolução de problemas: de forma quase instantânea.

Para atender clientes online, você pode instalar um chatbot no seu site, implementar um chat humano, atender pelo WhatsApp ou até mesmo pelo Instagram. As opções são inúmeras, resta saber o que funciona melhor para o seu modelo de negócio.

Vantagens do Atendimento Offline

O atendimento online é sim muito eficiente. Entretanto, existem alguns pontos que apenas o atendimento offline é capaz de entregar:

  • Humanização: nada se compara a ouvir a voz de um humano ao invés de obter uma resposta automática de um robô;

  • Conexão com o cliente: facilidade de engajamento (o contato pode ser realizado por telefonemas ou até presencialmente);

  • Treinamento: treinar os atendentes de acordo com as especificidades do seu negócio pode trazer melhores resultados;

  • Controle de informações: todas as ligações e contatos podem ser arquivados para serem utilizados posteriormente em outras situações.

Mas, além disso tudo, o grande diferencial do atendimento offline é a atenção com o seu público, a transmissão de um para um de forma individualizada.

Atendimento Multicanal

Lidar com o público é um desafio constante de evolução e aprendizado. O atendimento online x offline tem incríveis benefícios para sua operação. Mas você não precisa escolher um dos dois. Unir o mundo offline ao online é o que vai destacar a sua empresa no mercado.

Isso porque as estratégias podem ser administradas em conjunto. Ou seja, você conecta o melhor dos dois mundos. Unir o atendimento online x offline vai fazer com que você aborde o cliente no momento e da forma que ele desejar.

Você deve ter em mente que não é necessário deixar um público de lado para atender o outro. Pelo contrário, você pode investir tanto em atendimento online quanto offline.

Como ter melhores resultados unindo o atendimento online x offline

O atendimento é a porta de entrada do seu cliente, mas também pode ser a porta de saída, se você não se dedicar a essa etapa. Por isso, oferecer a forma de atendimento que o seu cliente busca, no momento que ele quer ser atendido, utilizando a ferramenta que ele se sente mais confortável (seja telefone, chat humano ou chatbot) é a chave para o sucesso.

A Agiliza, empresa especializada na gestão de recebíveis e carteiras de cobranças administrativa e judicial, oferece esse serviço, trabalhando com uma estrutura de grande porte, proporcionando a melhor experiência para seus clientes.

Nossos colaboradores são treinados e capacitados para aumentar a recuperação dos recebíveis de sua empresa. Entre em contato conosco pelo (43) 3878-7000 e saiba mais sobre os nossos serviços.

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